A liderança das mulheres

Bilhete Postal

O tema da conversa é recorrente. Mesmo assim, mantém atualidade. Falava-se do papel das mulheres na sociedade. Em concreto, dos grupos exclusivamente de mulheres que organizavam e ainda organizam atividades públicas, normalmente a favor dos mais desfavorecidos. São por vezes o ‘braço feminino’ de organizações constituídas exclusivamente por homens. Claro que, hoje, são muito raros os clubes e associações apenas de homens. As mulheres participam ativamente e em pé de igualdade. Ocupam lugares de liderança.

“Por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher”. Esta máxima tantas vezes repetida é coisa do passado. Embora dita com intenção elogiosa, está nitidamente ultrapassada. 
“Hoje as mulheres andam ao lado dos homens”, diz uma das intervenientes. “Ao lado dos homens e, cada vez mais, à frente!”, diz outro.
Aliás, são raríssimos hoje casos de mulheres que trocam a vida profissional para se dedicarem à família. A sociedade entretanto foi criando soluções que permitem que os pais trabalhem.
Tudo mudou e está a mudar nesse conceito.
Com todo o respeito por aqueles que ainda sustentam esse discurso, bem intencional do, já não faz sentido propalar a afirmação da “grande mulher por detrás do grande homem”. Que me desculpe quem assim não pensa, mas fica o recado. 
As mulheres são hoje vistas pela sociedade como iguais, para todas as responsabilidades. Foi uma evolução natural. Parabéns à sociedade em geral.  
   * jornalista, presidente da  Associação  Nacional da Imprensa Regional “
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024
Futsal Clube Azeméis perdeu com o Arsenal Maia
28/04/2024
Oliveirense fecha fase regular no 3º lugar
28/04/2024
Escola Livre empata mas teve tudo para vencer
28/04/2024
Banda de Música de Loureiro tem 10 novos integrantes
27/04/2024
Oliveirense afastada da Taça de Portugal nas meias-finais
27/04/2024