A Ministra

Urb@nidades - Rui Nelson Dinis

Rui Nelson Dinis

O país não esquecerá tão-cedo os enormes contributos da Ministra Marta Temido, da Diretora-geral Graça Freitas e do Almirante Gouveia e Melo, pelos seus contributos na difícil batalha contra a pandemia do Covid-19. Tudo o resto são periclitantes estados de espírito, que não sobrevivem à história. Essa missão será inesquecível e merece a nossa humilde gratidão.

Essa memória, ainda assim, não deve fazer esquecer, nem deve desviar as atenções do fiasco em que estão as reformas no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O SNS precisa de ser reformado, para sobreviver. Os seus adversários são fortes, agressivos e demolidores. Impiedosos.

A Ministra Marta Temido, na hora da despedida, não pareceu estar preparada para aquele difícil combate pela reforma do SNS, nem para as caneladas e rasteiras dos inimigos do SNS. Nem para a desordem da Ordem e dos Sindicatos. A pandemia protegeu a sua governação de previsíveis debilidades, mas a normalização da situação pós-pandemia ia fazer emergir entre o caos, todas as fragilidades desde então constatadas.

As reformas correm sempre contra o tempo e este parece esgotado. Não saberemos, sem prazo razoável, a eficácia das mesmas. A sua demissão, entretanto, tornou-se o resultado mais esperado e inevitável, só surpreendendo o desgaste de ocorrer apenas cinco meses depois de um novo Governo iniciar funções. Sai assim, sem glória, mas com honra, aquela que terá sido a Ministra mais popular do anterior Governo. 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Eleições Presidenciais 2026 | Segunda volta:  Manuel Almeida assume crescimento do Chega em Oliveira de Azeméis como “resultado confortável”
8/02/2026
Eleições Presidenciais 2026 | Segunda volta: Helena Terra considera que presidenciais confirmaram opção dos portugueses pela democracia
8/02/2026
PRESIDENCIAIS 2026 | Segunda Volta: Seguro domina o norte do distrito e as Terras de Santa Maria
8/02/2026
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2026 > António José Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória folgada em todas as freguesias
8/02/2026
Resultados fechados| Presidenciais 2026: Oliveira de Azeméis decide entre Seguro e Ventura
8/02/2026
Manuel Almeida admite que adiamento da segunda volta teria sido “sensato”, mas apela ao voto em consciência
8/02/2026
Helena Terra, mandatária de António José Seguro apela ao voto e sublinha necessidade de instituições fortes
8/02/2026
Reviravolta no dérbi
7/02/2026