A nova ordem internacional

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Com o desenrolar da invasão russa da Ucrânia, regista-se uma aceleração da definição de quem está com quem.
Nitidamente, começam a surgir sinais inequívocas de como vamos viver no futuro mundo global: dois blocos, um liderado pela China e outro pelos Estados Unidos. A China tem no seu bloco como país de referência a Rússia. Os EUA tem na sua órbita a União Europeia e os aliados da NATO, tendo na Ásia três aliados tradicionais de referência: Japão, Coreia do Sul e Austrália.

Há uma diferença substancial entre os dois novos blocos, em perspetiva de uma nova “guerra fria”: de um lado, países com regimes ditatoriais; do outro lado, as democracias tradicionais. A história diz-nos que as ditaduras não duram para sempre. Com os novos meios comunicacionais globais cada vez é mais difícil controlar todo um povo.
Mas, as democracias também estão ameaçadas por não estarem a saber introduzir modelos de governo que obtenham a aprovação inequívoca dos seus cidadãos. Cresce um sentimento de desconfiança e descrédito. É preciso fazer algo para inverter esse sentimento. Mas ainda não sabemos como o fazer. 
O que, também, nos deve alertar é a elevada dependência dos países que constituem a União Europeia dos fornecimentos dos países do bloco China-Rússia. A dependência do gás russo fez e faz estragos à nossa economia. E estamos cada vez mais dependentes dos fornecimentos chineses.  
Vamos conseguir ter boas relações com gregos e troianos? A União Europeia tem dado sinais de pretender isso. Terá capacidade para ser uma terceira potência? 
  * jornalista, presidente da  Ass. Nac. da Imprensa Regional
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024