A prevenção na saúde mental e emocional

Saudável(mente) com a Dr.ª Fanny Martins

Saudavel(mente) com a dr.ª Fanny Martins (#Episódio4)

Fanny Martins

No quarto episódio do ‘Saudavel(mente)’, o programa da Azeméis TV/ FM, com a Dr.ª Fanny Martins, hipnoterapeuta, que promete levar até aos nossos ouvintes as melhores dicas e reflexões que potenciem a saúde emocional e mental, falamos sobre a “importância da prevenção na saúde mental e emocional”. “Cada vez mais em contexto terapêutico vou tendo noção que existe uma crença fortemente instalada de que quando se vai fazer terapia, seja ela qual for é porque estamos doentes (…) Isto está errado”, referiu a com a Dr.ª Fanny Martins. 
A “vergonha” de ir ao “psicólogo”
“Existe este conceito de vergonha, ‘eu sinto vergonha de ter que ir a um psicólogo’. Ouvimos muitas vezes esta expressão. Isto está errado. Pensar desta maneira compromete a saúde mental e emocional da atual geração. Se perpetuarmos este pensamento vamos estar a adiar a saúde mental e emocional da nova geração, dos nossos filhos e por aí adiante”. 
A história da “saúde mental”
“Em 1948 a constituição da Organização Mundial da Saúde integrava a saúde mental no conceito da saúde. Em 2001, no relatório da Organização Mundial de Saúde, a OMS veio dizer que a saúde mental é essencial para o bem-estar quer dos indivíduos, quer das sociedades, quer dos países e reforça que temos de olhar para a saúde mental de outra forma”. 
A importância da prevenção
“É como nas doenças oncológicas em que cada vez mais se ouve falar da prevenção, de fazer rastreios anuais. Temos de deixar uma lógica assistencialista, ou seja, só quando estou doente é que procuro o médico, para passar a uma lógica preventiva de antes que eu fique doente, fisicamente, ou mentalmente, eu procuro um médico”. 
Saúde mental é indissociável da saúde física
“Começar a olhar para a nossa saúde emocional é tão importante como olhar para a nossa saúde física. (...) A questão emocional que pode provocar doença física, porque o sistema nervoso central está interligado, nós somos um todo e se o sistema nervoso central está disfuncional, há alterações. A OMS alerta-nos para que a saúde mental está indissociavelmente ligada à saúde física”. 
“Procurar terapia é uma mais valia”
“Toda a gente sabe que temos de beber um litro e meio de água por dia e fazer exercício físico para evitar doenças. E ao nível da saúde mental? Procurar terapia é uma mais valia.  Cada vez mais se começa a olhar para isto como uma parte integrante daquilo que somos. Deve-se sempre procurar ajuda na primeira sintomatologia, quando se noto que as coisas estão diferentes não estamos a controlar. É começar a olhar para a saúde mental de forma holística: somos seres que contemplam vários parâmetros que implicam na nossa saúde”.  
Envie sugestões de temas que gostava de ver discutidos para: geral@correiodeazemeis.pt

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Catarina Teixeira venceu torneio de padel em Leça da Palmeira
14/07/2024
‘Juntos por uma bancada’ do GD São Roque juntou 350 pessoas
14/07/2024
Festa das Coletividades animou lugar da Mó, em Palmaz
14/07/2024
Macieirense entrou a ganhar na Taça de Portugal
14/07/2024
Homem morre em acidente de mota
14/07/2024
Sexta edição do Vila Fest junta cerca 7000 pessoas
13/07/2024
15 anos a celebrar o folclore no Largo da República
13/07/2024
Carregosa é vila há 34 anos
13/07/2024