13 Jan 2026
Destaques Desporto Basquetebol União Desportiva Oliveirense
Sábado, a Oliveirense recebe o Queluz em jogo da Taça de Portugal
Basquetebol> Liga Placard
A Oliveirense recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 84-76 em jogo da jornada 11 da Liga Portuguesa.
A equipa da casa, privada do base José Barbosa, confirmou o seu favoritismo, mas teve de puxar dos galões para vencer um adversário que procura fugir aos últimos lugares da tabela.
Com um parcial de 8-0, o Vitória entrou melhor na partida e colocou a Oliveirense em sentido. Com apenas dois pontos marcados em cinco minutos, João Figueiredo parou o jogo quando o marcador registava 2-14, mas a falta de eficácia continuava a castigar a equipa da casa e os ressaltos eram ganhos pelos adversários. A Oliveirense demorava a entrar no jogo e com o passar dos minutos foi melhorando no capítulo ofensivo e também ao nível dos ressaltos, procurando reduzir a diferença para os homens de Guimarães. James Boeheim começou a acertar os lançamentos e Leon Ayres saltou do banco para ajudar a reduzir a diferença no marcador que, no final do primeiro período, era de dois pontos (17-19).
Um triplo de Diogo Araújo a abrir o segundo período colocou a equipa da casa, pela primeira vez nesta partida, na frente do marcador. Melhor a defender e também a atacar, a formação de João Figueiredo foi fugindo no marcador, mas o Vitória foi aproveitando os erros ofensivos dos unionistas para se manter vivo na partida.
Com o jogo longe de estar decidida, a Oliveirense manteve-se na dianteira do marcador, mas sem conseguir ganhar uma margem que desse alguma tranquilidade. Com o marcador em 65-57 à entrada para o último quarto, o Vitória empatou o marcador a 66 pontos logo nos primeiros minutos. João Figueiredo parou o jogo e, no reatamento, a Oliveirense retomou à dianteira do marcador, com um triplo de João Embaló, e aí se manteve até ao apito final apesar da réplica dada pelos forasteiros.
Oliveirense, 84
Vitória SC, 76
Oliveirense: Earl Timberlake (7), James Boeheim (20), Jordan Sibert (14), Mikyle Mcintosh (3) e André Bessa (5).
Jogaram ainda: Filipe Dionísio, Diogo Araújo (4), Leon Ayres (21), Miguel Fonseca, João Embaló (10).
Treinador: João Figueiredo.
Vitória SC: Chaunce Jenkins (19), Malique Jacobs (19), Bruno Araújo (5), Samuel Peek (15) e Jasman Sangha (14).
Jogaram ainda: Simão Verde, Ricardo Costa, Jaxson Baker, Pedro Pinto (2), Pedro Bastos, Filip Gewert (2).
Treinador: Miguel Miranda.
Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
Árbitros: José Gouveia, Bruno Maciel, João Quintela.
Por períodos: 17-19; 24-17; 24-21; 19-19.