27 May 2024
Exposição contou ainda com a atuação do Grupo de Cantares e Romarias de Travanca.
Na noite de sexta-feira realizou-se, na Junta de Freguesia de Ossela, a cerimónia de encerramento da exposição de Abílio Guimarães “Memórias do Nosso Tempo”.
Além deste evento, o dia 24 de maio foi também o dia de aniversário dos 126 anos de Ferreira de Castro, caso fosse vivo.
Abílio Guimarães, autor da exposição voltou a explicar à Azeméis TV/FM que “o meu grande objetivo é passar por todas as freguesias e dando sequência ao livro, que tem todas as freguesias de Oliveira de Azeméis, neste caso é a segunda freguesia e quero continuar com a romagem de ir às juntas de freguesia mostrar as freguesias”.
Em dia de aniversário de Ferreira de Castro, o autor da exposição considera que “Ferreira de Castro através das palavras, e eu através da pintura, podíamos fazer uma simbiose para falar destes valores da natureza”. Tavares Ribeiro, coorganizador da exposição concordou com esta afirmação de Abílio Guimarães, referindo à Azeméis TV/FM que “Ossela honra-se com ambos, com Ferreira de Castro naturalmente e com Abílio que encontrou a beleza em Ossela”. Também José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela concordou com as palavras proferidas pelo autor da exposição tendo “olhando para esta maravilhosa seleção de quadros que Abílio Guimarães tem aqui, podemos ver que é a cereja no topo do bolo, é Ferreira de Castro nas letras e Abílio Guimarães com o pincel. O pincel de Abílio Guimarães fala”.
José Santos deixou ainda elogios a Abílio Guimarães referindo aos microfones da Azeméis TV/FM que “é um amigo que conheço há muitos anos, amigo do coração, pessoa de fácil trato, é como Ferreira de Castro”, com quem o presidente da junta de freguesia também conviveu nos primeiros anos de vida, “era uma pessoa simples, amável e espetacular”, descreveu José Santos sobre o escritor osselense.