20 Oct 2025
Destaques Grupo Desportivo de S. Roque
Apesar da sua beleza, a erva-das-pampas é uma espécie invasora que causa problemas sérios à saúde, à biodiversidade e à economia.
GD S. Roque promoveu uma ação de sensibilização acerca desta planta invasora
O Grupo Desportivo de São Roque promoveu uma ação de sensibilização integrada no Programa COOP Cortaderia, um projeto que está a trabalhar com entidades para controlar a expansão das ervas-das-pampas.
Com a colaboração das Invasoras.pt (plataforma de informação sobre plantas invasoras em Portugal), o investigador Pedro Gomes, do Instituto Politécnico de Coimbra, abordou a importância da luta contra espécies exóticas invasoras e a extrema necessidade de preservação da biodiversidade.
Dado o contexto desportivo, Pedro Gomes destacou a ligação entre a floração da erva-das-pampas (Cortaderia selloana) e o aumento dos casos de alergia respiratória estival.
A iniciativa contou com a participação de atletas, pais de atletas, dirigentes assim como funcionários da junta de freguesia local, que se uniram para aprender sobre os impactos negativos destas plantas exóticas invasoras nos ecossistemas. Durante a ação, foram partilhadas boas práticas de idetificação e remoção da planta, bem como formas de prevenir a sua propagação. O evento reforçou o compromisso do grupo desportivo com a sustentabilidade e a educação (neste caso, ambiental). Para além da vertente desportiva, o clube mostrou que também está atento à conservação do património natural. Esta iniciativa foi um exemplo de como o desporto pode ser um motor de mudança positiva na comunidade.
O GD S. Roque promoveu uma ação de sensibilização, que alertou para a importância da luta contra espécies exóticas invasoras