Ação promoveu cuidados alimentares

Concelho

O projeto foi coordenado pela enfermeira gestora Isabel Costa, juntamente com a enfermeira Daniela Rocha e a nutricionista Matilde Ferreira

>Projeto ‘Mãos que Cuidam: Sabores que Nutrem’

O Centro Geriátrico de Oliveira de Azeméis, da Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga, promoveu no passado dia 18 de dezembro de 2025 o projeto ‘Mãos que Cuidam: Sabores que Nutrem’.

Esta iniciativa, dirigida aos cuidadores informais dos doentes internados, teve como objetivo promover cuidados alimentares adequados para a época natalícia.
Sendo a população idosa uma parte mais vulnerável, devido aos fatores que vêm com o envelhecimento, sendo a absorção de nutrientes um deles, a alimentação assume um “papel central na manutenção da funcionalidade, na prevenção de complicações e na promoção da qualidade de vida da pessoa idosa”
Com este projeto, a equipa do Centro Geriátrico pretendeu capacitar os cuidadores, dotando-os de conhecimentos e estratégias práticas para a prestação de cuidados alimentares conscientes, saborosos e adaptados às necessidades específicas da pessoa idosa.
O projeto foi coordenado pela enfermeira gestora Isabel Costa, juntamente com a enfermeira Daniela Rocha e a nutricionista Matilde Ferreira, contando com a participação de diversos profissionais da equipa multiprofissional. Para além das coordenadoras, também as enfermeiras Marisa Barroco e Tânia Pinho, as técnicas auxiliares de saúde Anabela Almeida, Anabela Santos e Maria Gabriela Pinho, também estiveram presentes nesta apresentação. 
“Esta colaboração evidencia a importância do trabalho em equipa na promoção de cuidados integrados e centrados na pessoa idosa”, segundo publicação na página da ULSEDV.
Face ao impacto positivo que esta iniciativa teve, a equipa responsável pretende continuar com o projeto, alargando-o a outras unidades. 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Visita Pastoral mobiliza comunidades
14/01/2026
D. Roberto Mariz abençoa viatura
14/01/2026
Colheita de Sangue em Cesar
14/01/2026
Zé Amaro e Zé Malhoa são cabeças de cartaz
14/01/2026
Abílio Campos e Joaquim José da Silva
14/01/2026
Museu da Indústria de Cesar ganha vida e evoca memória
14/01/2026
Caminhadas voltam a pôr Cucujães a mexer
14/01/2026
Ambiente de paz marca início de ano
14/01/2026