Em dia de celebração, a associação carregosense mostrou aos convidados as obras do Núcleo Museológico da ACESMA, 'Prof. Sandra Bastos Pinho'
A ACESMA, Associação Cultural e Etnográfica de S.Miguel d’Azagães comemorou este sábado na sua sede, 25 anos. Um momento que marcou as bodas de prata da associação carregosense.
Em dia de celebração os convidados puderam ver as obras do Núcleo Museológico da ACESMA, 'Prof. Sandra Bastos Pinho', antiga presidente da associação e que por várias vezes foi recordada durante as celebrações.
“Foi com muito orgulho e sentido de missão que abarquei este desafio e é com muito orgulho que tenho as honras de estar neste aniversário. Lembrar o passado é muito importante, para que possamos projetar o futuro. Mesmo os mais jovens da nossa associação, sentem o espírito de família, sim é uma família. Uma família que quer continuar a honrar a sua presidente, Sandra Bastos Pinho, e ao escutarmos as suas palavras, que todos sintam essa missão de preservar o folclore, as tradições, o património cultural”
Adelino Bastos, presidente da ACESMA
“É para mim um grande orgulho e uma grande honra poder participar nesta comemoração de um quarto de século desta instituição, uma instituição de referência. Tem feito um trabalho de promoção da cultura etnográfica do nosso concelho absolutamente extraordinário mas percebemos que neste quarto de século, a atividade vai muito além [disso]”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
“Desejar-vos continuação de um bom sucesso, parabéns pelos 25 anos. Que esta continuidade seja por muitos anos, continuar neste progresso a partilharem o nosso folclore por todos os lados por onde passam”
Constança Melo, presidente da Junta de Freguesia de Carregosa
“O meio associativo é feito por pessoas, pela comunidade. Acima de tudo é envolver-se em algo que é muito superior ao legado de cada pessoa. E a ACESMA é um espelho desta realidade, não só aqui em S.Miguel de Azagães, como em Carregosa, Oliveira de Azeméis e até internacional”
Francisco Silva, presidente da FAMOA
“Para mim é um orgulho ser padrinho da ACESMA, mas o que nos traz aqui também é a amizade, é um misto de emoções. Emoções de alegria pelo convite que nos fizeram, emoções de orgulho, por ter um afilhado que se orgulha dos seus padrinhos”
António Peixoto, presidente do Grupo Folclórico ‘As Padeirinhas de Ul’, padrinhos da ACESMA
Núcleo Museológico da ACESMA vai ter o nome da antiga presidente
Foi durante as comemorações dos 25 anos da ACESMA, e após visita às obras do Núcleo Museológico da ACESMA, que o presidente da associação, Adelino Bastos, confirmou a todos os presentes que, em memória à antiga presidente, Sandra Bastos Pinho, este novo espaço iria ter o seu nome, ‘Professora Sandra Bastos Pinho’.
Este era um dos “grandes sonhos” da antiga presidente, conforme referiu Adelino Bastos, tendo garantido que o mesmo irá ficar concluído este ano.
ACESMA vai organizar Festival Internacional de Folclore de Azagães
Outra das revelações feitas pelo presidente da ACESMA, Adelino Bastos, durante as comemorações foi a organização do Festival Internacional de Folclore de Azagães, que irá contar com a presença de um grupo proveniente da Alemanha e outro da Irlanda. O evento está marcado para 02 de agosto.