AD Coligação PSD/CDS vence em Aveiro

Destaques Legislativas 2025

Resultados eleitorais Legislativas 2025

O distrito de Aveiro seguiu a tendência nacional para as Eleições Legislativas de 2025. A AD Coligação PSD/CDS venceu com cerca de 40% dos votos no distrito, quase o dobro do PS (com 21.72%) e do CHEGA (20.69%).

 

O mapa do distrito ficou completamente pintado a laranja, com a AD a vencer em todos os concelhos. A grande surpresa está na segunda posição com o CHEGA  a ter ultrapassado o Partido Socialista em diversas autarquias: Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.

                                                        

A Iniciativa Liberal consolida o seu quarto-lugar. Nas restantes posições de resultados podem ainda ser encontradas algumas trocas, o Livre é agora a quinta força política no distrito, o Bloco de Esquerda caiu para a sexta posição, seguido do ADN, que subiu duas posições. PAN, CDU, PCTP/MRPP, RIR, Volt, Ergue-te, Nova Direita, PPM e Nós Cidadãos compõem a restante lista de resultados.

 

 

Luís Montenegro (AD) e Pedro Nuno Santos (PS), que partiram para as eleições como candidatos a primeiro-ministro já foram eleitos deputados.

A AD leva sete deputados confirmados no parlamento, para além de Montenegro também já estão confirmados Emídio Sousa, Maria Cardoso, Silvério Regalado, Salvador Malheiro, Adriana Rodrigues e Almiro Moreia. O CHEGA e o PS estão empatados com quatro candidatos eleitos. Pelo partido liderado por André Ventura já foram eleitos Pedro Frazão, Maria José Aguiar, Armando Grave e Pedro santos. Já no lado socialista foram eleitos Pedro Nuno Santos, Susana Correia, Hugo Oliveira e Carlos Brandão. A Iniciativa Liberal também elegeu o seu cabeça de lista, Mário Amorim Lopes.

Face a 2024, a distribuição dos 16 mandatos por Aveiro foi ligeiramente alterada. A AD manteve os sete deputados do ano passado, já o PS perdeu um deputado para o CHEGA que subiu de três eleitos para quatro. Já a Iniciativa Liberal mantem o número de mandatos conseguidos.

A abstenção subiu cerca de um ponto percentual face ao ano passado, estando agora nos 35.45%.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Helena Terra e Bruno Aragão querem garantir que os portugueses fazem “a escolha certa” na segunda volta
19/01/2026
Pedro Marques e Helga Correia responsabilizam fragmentação da direita
19/01/2026
Manuel Almeida prioriza foco na proximidade > Ventura destrona bastiões do PSD em Azeméis
19/01/2026
Ricardo Praça da Costa destaca que Presidenciais serviram para marcar a agenda
19/01/2026
Luciana Reis confiante em novo ciclo de crescimento para o Bloco de Esquerda
19/01/2026
Resultados com sabor agridoce > Ricardo Campelo de Magalhães destaca subida acentuada
19/01/2026
Óscar Oliveira teme pela Constituição: “Metas não foram atingidas”
19/01/2026
Presidenciais 2026 > Helena Terra confiante em “derrota da abstenção” perante forte afluência em Oliveira de Azeméis
19/01/2026