Adeus, Jerónimo.

Urb@nidades - Rui Nelson Dinis

Rui Nelson Dinis *

O Partido Comunista Português (PCP) escolheu um novo líder. Jerónimo de Sousa sairá ao fim de 18 anos. Sem eleições, sem congressos, sem candidaturas, sem listas, maiorias, sem programas.

O processo de seleção, recrutamento e contratação, decorreu de forma silenciosa, burocrática e institucional. Seguir-se-á um exercício de consagração, de contornos formalistas.  Ninguém questiona. A democracia é plena e aparentemente pacífica. Não há rituais, solenidades, cerimónias. Tumultos ou disputas. Não se discutem figuras, não há diretas, primárias ou secundárias. Tudo de forma discreta, sóbria, quase sombria. Ainda que não unânime.

O novo líder não existia, até há horas ou dias atrás. Foi preciso ir apressadamente à Wikipédia, para descobrir quem é o novo líder. A página deve ter sido feita internamente, num centro de trabalho do PCP, com a facilidade típica de fazer a folha de serviço de uma carreira de funcionário da JCP e funcionário do PCP, com um qualquer antecedente que o legitime junto do proletariado. Tudo tão rápido, aliás, que a mesma desapareceu poucas horas depois, por não cumprir as normas de “notoriedade”. Pudera! Quem era Paulo Raimundo? Haverá tempo de juntar agora, aos 30 anos de funcionário partidário, algum tempo inicial, como padeiro e animador social.

Em mais de 45 anos, o PCP resiste assim, entrincheirado, tendo tido apenas três líderes. Ideologicamente robustos (Cunhal, Carvalhas e Jerónimo), convenhamos que Jerónimo foi diferente. Ainda assim, o seu rosto humano, simpático e afetuoso, pouco cedeu ideologicamente, mantendo o PC na profundeza das trincheiras. O PCP será sempre um partido de militantes, não de eleitores. 

Nada sendo mais de acrescentar. Tudo se desconhece. Resta salientar a figura de Jerónimo de Sousa, com a qual quase todos agradamos, mesmo que muito pouco concordemos. E agradecer pelo esforço pela democracia. Será tempo de redescobrir a metalurgia.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense fecha ano com derrota caseira
28/12/2025
UD Oliveirense > Gesto simbólico de Natal surpreende 675 atletas da formação
23/12/2025
Natal 2025 em Oliveira de Azeméis > Comerciantes dividem opiniões sobre animação natalícia
23/12/2025
O que dizem no Parque Natal > Artesãos e associações avaliam animação natalícia
23/12/2025
Politicamente Correto > Natal 2025 em Oliveira de Azeméis: investimento ou despesa municipal?
23/12/2025
Oliveira de Azeméis aplica mais de meio milhão de euros na programação natalícia
23/12/2025
Mensagens de Natal: Vozes do concelho de Oliveira de Azeméis deixam votos de esperança, união e futuro
23/12/2025
Oliveirense sofre para vencer o Pacense
22/12/2025