16 May 2025
Teresa Pouzada convidada para palestra
O Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, Brasil, acolhe de 19 a 21 de maio a terceira edição da Cimeira Internacional de Cooperativas de Língua Portuguesa. Oliveira de Azeméis estará representada no evento através da ADRITEM, Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, e a sua Diretora Não-Executiva, Teresa Pouzada.
Promover a intercooperação, incentivar negócios e impulsionar a internacionalização das cooperativas é o objetivo da CICLP, Cimeira Internacional de Cooperativas de Língua Portuguesa, que vai para a sua terceira edição durante os dias 19 e 21 de maio, em Brasília, Brasil. As cooperativas oliveirenses também vão ter a sua marca na iniciativa através da representação pela ADRITEM, Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria e da Diretora Não-Executivo, Teresa Pouzada.
Ao Correio de Azeméis a dirigente explicou que não hesitou em aceitar o convite devido à pertinência dos temas: “É, de facto, uma oportunidade muito interessante para a ADRITEM porque estamos a promover muitos projetos ligados à inovação social, para o acolhimento e integração de imigrantes da CPLP e para o empreendedorismo. E por isso consideramos uma grande oportunidade vir aqui apresentar estes projetos e, articular, também, com as várias cooperativas de língua portuguesa no sentido de terem uma plataforma em Portugal”.
A cimeira pretende ser uma plataforma para a criação de contactos e possíveis negócios. Pouzada confirmou a importância do networking: “Temos como associadas várias cooperativas, quer da área da educação, quer da área social, quer agrícola e a cimeira é uma oportunidade para fazermos uma ponte entre as nossas coletividades e as do Brasil e dos vários países da CPLP, percebendo o que é que está a ser feito nos outros países, quer de interesses de negócio que possam existir, nomeadamente aqui na transação de bens e serviços, mas basicamente somos a primeira ponte entre estas instituições do nosso território as das outras cooperativas da CPLP”.
Para além de estabelecer contactos, Teresa Pouzada também foi convidada para uma palestra, “A importância dos Comités de Mulheres e Jovens como Estratégia de Promoção da Diversidade e Sucessão em Cooperativas”, que decorre na terça-feira, 20 de maio. “A diversidade acelera resultados a mais de 25%. E é por aí que eu vou alertar para a necessidade de pensar num futuro em que para haver futuro tem que também estar aqui integrado aquilo que é a visão dos jovens de hoje, não é?”, começou por explicar a dirigente que também traçou um plano do que há a fazer, “temos que definir estratégias para estimular e atrair a presença dos jovens e mulheres nestas cooperativas, nomeadamente nos cargos dirigentes. Para ter que ser uma estratégia de premiação destas organizações que vão neste sentido de começar a incorporar jovens e mulheres, mas até pensar nesta questão de ter para já uns comités no sentido de poderem ser ouvidos naquilo que é o desenho das estratégias de futuro de qualquer negócio. Vamos apresentar um projeto que temos aprovado, os Talentos Maiores com a Universidade Católica do Porto, que pretende estimular através de mentorias a ligação entre jovens e pessoas mais velhas, em pré-reforma ou já na reforma”.