27 Oct 2023
Fundada em 2007 os municípios de Oliveira de Azeméis e de Santa Maria da Feira foram os pioneiros da ADRITEM
>“Já atraímos cerca de 40 milhões de euros de investimento”
A 16 de outubro de 2007 nascia a Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), e desde então, através dos seus projetos e iniciativas, tem cumprido o seu propósito de desenvolvimento local com identidade. Para assinalar esta data no passado dia 19 de outubro, a associação criou um conjunto de atividades dedicada ás temáticas de saúde e bem-estar.
As atividades decorreram no Centro Empresarial do Europarque, em Santa Maria da Feira, e a Azeméis TV/FM acompanhou este aniversário que recordou muitas das memórias destes 16 anos.
Emídio Sousa, presidente da direção da ADRITEM e cumulativamente presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em declarações à Azeméis TV/FM, relembrou “quando ambos municípios (Oliveira de Azeméis e Santa Maria das Feira) decidimos abraças este desafio, fomos abordados pela Teresa Pouzada e na altura era vereador da câmara”, começou por contar.
A sede ficou na altura, e até hoje, em Oliveira de Azeméis, na freguesia de Cesar e a presidência da direção ficou a cargo do município de Santa Maria da Feira, e assim a rede de municípios foi crescendo, contando atualmente, além dos dois municípios fundadores, com Gondomar, Valongo, Vila Nova de Gaia, Espinho, São João da Madeira e a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
“Estes 16 anos permitem-me dizer com muito orgulho e da equipa técnica que trabalha, principalmente a Teresa Pouzada e o António Grifo que estamos juntos desde o início, nós conseguimos já trazer cerca de 40 milhões de investimento para este vasto território, o que me parece muito bom”, concluiu Emídio Sousa, à Azeméis TV/FM.
“Esta associação nasceu da presença de Teresa Pouzada, que chegou às Terras de Santa Maria e apresentou aos dois municípios de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira, um projeto que ao fim de 16 anos chegou a um ponto que eu considero excelente. É com muito orgulho, como representante do concelho de Oliveira de Azeméis nesta direção, que digo que Oliveira de Azeméis é o município que até hoje apresentou mais candidaturas e teve mais candidaturas aprovadas.”
António Grifo, tesoureiro da ADRITEM
“O impacto que tivemos no território e aquilo que trouxemos, faz hoje da ADRITEM a entidade robusta que é. Tivemos a vantagem de os municípios de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira serem os primeiros e aqueles que tiveram desde de sempre aqui um apoio muito importante para gestão dos recursos que tínhamos disponíveis.”
Teresa Pouzada, diretora executiva da ADRITEM