12 Sep 2024
Loureiro Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal Concelho
Protocolo de cinco anos com a autarquia pretende transformar Oliveira de Azeméis num “território de acolhimento de empresas de incubação”
Conforme anunciou Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, a autarquia oliveirense vai estabelecer um protocolo de cinco anos com a ADRITEM, para dinamização do Business Center, inserido na Centro de Acolhimento de Negócios da Área de Acolhimento de Loureiro/Ul.
A informação foi avançada na última reunião de câmara que decorreu na manhã desta quinta-feira.
O presidente da câmara, começou por referir que “queremos potenciar a utilização do Business Center que, desde que foi construído, nunca desempenhou verdadeiramente a sua missão”, tendo explicado que a autarquia pretende que a ADRITEM, “enquanto entidade parceira, proceda à sua dinamização e promoção, que integre o Business Center na rede de incubadoras Start In e queremos que crie connosco uma rede de mentores para apoio a essas empresas de incubação, a novas ideias, novos negócios, criando aqui uma verdadeira parceria, que nos vai permitir, neste domínio, começar a dar passos significativos para que o território de Oliveira de Azeméis seja também um território de acolhimento de empresas de incubação”.
Em resposta a esta informação a vereadora do PSD, Carla Rodrigues afirmou que com esta decisão, a câmara municipal está a “assumir que não tem capacidade para gerir aquele espaço e vai passar essa gestão para uma entidade externa”, acrescentando que, “demonstra que não tem uma estratégia e não faz intenção de ter para a promoção do empreendorismo em Oliveira de Azeméis. Se a estratégia for através da ADRITEM, muito bem, pelo menos é uma solução. Que traga a utilização que aquele espaço merece”.
O edil oliveirense em resposta à vereadora afirmou que “a câmara municipal não se demite de coisa nenhuma. A câmara reúne-se com os parceiros que ajudam a concretizar os nossos objetivos. É evidente que se temos alguém que faz bem e muito melhor que nós, porque não aproveitar o conhecimento que esses parceiros têm do mercado para nos ajudarem a concretizar os nossos objetivos”.