9 Dec 2024
Afonso Azevedo encerrou a época de 2024 na Taça de Portugal e despediu-se da categoria Júnior, já que em 2025 vai subir para a categoria X30
A Taça de Portugal de Karting, prova rainha da karting português contou com 121 pilotos e disputou-se entre 23 e 24 de novembro, em Portimão. A grelha da categoria Júnior, onde competiu o oliveirense Afonso Azevedo, contou com 16 pilotos.
Nos treinos livres, o piloto oliveirense repetiu o que tinha feito no dia anterior (treinos oficiais) e demonstrou rapidez em pista, conseguindo a 5ª volta mais rápida, o que fez prever uns bons treinos cronometrados. No entanto isso não se verificou, pois os pneus demoraram a aquecer, mais do que o esperado, ficando com o 11º tempo mais rápido.
Na manga de qualificação 1, não teve o arranque esperado, mas rapidamente chegou-se aos da frente conseguindo ganhar dois lugares ainda na primeira volta. Sendo o traçado do Kartódromo Internacional do Algarve bastante rápido, qualquer deslize ou imprevisto pode deitar uma corrida por terra e foi isso que aconteceu. Afonso Azevedo apanhou um piloto que cedo tentou defender a sua posição, impossibilitando os restantes pilotos de apanharem o restante pelotão. Restou lutar pelo melhor lugar possível e cortou a meta no 11º lugar, mantendo a mesma posição inicial, de onde saiu para a manga de qualificação 2.
Nesta corrida, e contando com uma falsa partida que não surgiu, ficou para trás, mas uma vez mais e demonstrando que estava rápido, apanhou o pelotão ainda antes do final da primeira volta. Duas voltas depois, um choque entre dois pilotos fez com que perdesse lugares e tempo, no entanto nunca baixou os braços e cortou a meta no 13º lugar, praticamente lado a lado com mais dois pilotos.
No domingo, dia de todas as decisões, o jovem oliveirense saiu do 12º lugar na pré-final. Sendo uma corrida com peso na grelha da final, foi uma corrida muito disputada e Afonso Azevedo conseguiu ganhar duas posições e cortou a meta no 10º lugar.
Para a final e com ameaça de chuva, o oliveirense arrancou do 12º lugar, fruto dos resultados das corridas anteriores. Cedo se percebeu que a luta da Afonso Azevedo passaria por conseguir terminar no Top10, o que conseguiu após uma longa luta com mais três pilotos e beneficiando de uma penalização do piloto que seguia na sua frente. Assim, terminou a Taça de Portugal no 10º lugar.