8 Jul 2024
esteve na 3ª etapa do Campeonato Portugal Rotax
Para manter o ritmo competitivo durante a paragem de dois meses no Campeonato Portugal Karting (CPK), e à semelhança do que aconteceu o ano passado, Afonso Azevedo participou na terceira etapa do Campeonato Portugal Rotax, que teve lugar na pista de Baltar, Paredes, nos dias 29 e 30 de junho.
No sábado, e após uma manhã de três treinos livres, os treinos cronometrados ditaram o 16º melhor tempo numa grelha de 20 pilotos, tendo o piloto oliveirense partido para a Final 1 nesta posição.
Se a posição na grelha de partida já não era boa, pior ficou quando o piloto que seguia na sua frente falhou o arranque, atrasando ainda mais Afonso Azevedo em relação ao resto de pelotão. Numa corrida em que faltou uma pontinha de sorte, o jovem oliveirense ainda apanhou um choque entre dois pilotos, duas voltas depois, tornando a tarefa ainda mais complicada. Afonso Azevedo conseguiu recuperar e cortar a meta em 14º.
Foi deste lugar que o piloto partiu para a Final 2. Foi uma corrida de bastante luta e consistente, rodando entre o 14º e o 15º lugar. Contudo, a meio da última volta e quando seguia na 15ª posição, sofreu um toque, tendo sido ultrapassado, acabando por cair duas posições, o que fez com que acabasse a corrida no 17º lugar.
Para a Final 3 foram contabilizados os resultados da Final 1 e Final 2, dando a 16º posição na grelha de partida a Afonso Azevedo. Esta foi uma corrida onde o cansaço começou a fazer-se sentir, no entanto o jovem oliveirense fez uma corrida muito regular, terminado na mesma posição de onde tinha partido. Algumas penalizações aplicadas a outros pilotos, permitiram a Afonso Azevedo subir dois lugares, terminando assim a Final 3 no 14º lugar. A conjugação das três Finais ditaram o 16º lugar na classificação final.
"Os resultado são sempre importantes e dão motivação, mas o principal objetivo era o Afonso não ficar dois meses sem competição, daí optarmos por fazer esta corrida, mesmo sendo um motor e pneus diferentes a que não está habituado. O Kartódromo de Baltar tem uma pista muito exigente a nível físico, o que juntando a uma grelha fantástica de 20 aguerridos pilotos, era a opção certa”, explicou, ao Correio de Azeméis, o pai do jovem piloto, João Azevedo.