17 Nov 2025
Desporto Desporto em Análise com Hermínio Loureiro
João e Afonso Azevedo estiveram no programa Desporto em Análise, com Hermínio Loureiro, na Azeméis TV
Karting > Piloto oliveirense conduzirá um Citroen C1
A última prova de karting do piloto oliveirense será realizada no final deste ano na Madeira. Para o próximo ano, Afonso Azevedo já tem cinco provas agendadas e irá conduzir um Citroen C1.
Afonso Azevedo, que completa 16 anos em janeiro, está prestes a atingir a idade para competir no mundo dos automóveis. Iniciou-se na competição de karting em 2022, e fará a sua última prova no final deste ano na Madeira. No próximo ano, em 2026, conduzirá um Citroen C1, no campeonato de automóveis, com um orçamento de 16 mil euros, já tem cinco provas agendadas. O piloto oliveirense esteve, acompanhado com o pai, João Azevedo, no programa Desporto em Análise, conduzido por Hermínio Loureiro, onde revelou as novidades e fez um balanço do seu trajeto.
Balanço kartings. “Para mim, o mundo dos kartings, foi uma óptima experiência. Consegui aprender muitas coisas sobre o mundo do automobilismo. Eu, como já gostava muito de carros, quando surgiu esta oportunidade para fazer mesmo corridas, gostei logo, e, após quatro anos, estou satisfeitíssimo”
Melhor circuito. “Para mim, o melhor circuito é o de Portimão. É uma pista muito rápida, com várias curvas desafiantes, que dá grandes oportunidades para ultrapassagens muito perto”
Único pódio. “A melhor prova internacional, foi a Social Series, em Campino. Foi aí que consegui o meu único pódio até à data. Fazer uma corrida internacional é uma boa oportunidade para me testar com outros pilotos.”
Nova competição. “O sonho está a tornar-se realidade. Estou motivadíssimo nesta mudança do karting para o automóvel”.
AFONSO AZEVEDO
Sonho profissional. “O sonho do Afonso desde a quarta classe, que é ser piloto profissional, não é impossível, mas é difícil. E está a traçar o caminho dele, e o karting era o caminho ideal para inicial”.
Futuro definido. "A competição para a próxima época já está escolhida - é no C1 Euro Cup, é um campeonato em Portugal, Inglaterra, Bélgica e outros países e juntam-se para fazer provas de resistência. Será agora em dezembro em Portimão, mas o Afonso ainda não vai fazer esta prova. Poderá fazer no final do próximo ano. É um patamar bom para o Afonso estar numa competição de automóvel".
Orçamento de 16 mil euros. "O orçamento para 2026, tendo em conta os valores deste ano, pelo que nos disseram, será semelhante ao de 2025 e deve rondar os 16 mil euros. O carro que o Afonso vai conduzir é num sistema de Arrive & Drive, paga-se a época e a organização fornece o carro, mecânico, combustível, pneus. Não temos estrutura para levar um carro que fosse nosso".
Patrocínios. “Os apoios têm sido bons, não me posso queixar. É evidente que, se fossem mais, provavelmente o Afonso teria tido outro tipo de experiências, como, por exemplo, fazer uma prova do europeu de karting, que é dispendioso. Mas vamos fazendo o nosso caminho. (...) Felizmente já temos alguns apoios garantidos para o próximo ano. Algumas renovações. Outros regressam após uma paragem de dois anos, porque não podiam, mas atualmente já podem ajudar”.
JOÃO AZEVEDO