Em
Correio de Azeméis

1 Oct 2025

Água e saneamento dominam debate

Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal

Na última sessão do deliberativo instalou-se o tom da campanha eleitoral para as autárquicas que se avizinham

> Confronto aceso na Assembleia Municipal

A última sessão da Assembleia Municipal ficou marcada por um dos debates mais intensos do mandato: a proposta da câmara para contrair um empréstimo de 23 milhões de euros destinado a expandir as redes de água e saneamento não reúne consenso.

O presidente da Câmara lançou o ponto sublinhando a gravidade da situação. “Estamos a falar de um dos maiores problemas do nosso concelho”, afirmou. 
Apesar de votar a favor, a bancada do PSD, pela voz de Fernando Pais Ferreira, deixou claro o seu descontentamento. “A nossa votação a favor é um sim crítico, um sim com reservas profundas”, declarou, levantando suspeitas sobre o timing da decisão e acusando o executivo de estar a “correr atrás do prejuízo de anos de negligência” e de procurar “capitalizar votos com uma obra que há muito podia e devia estar feita”. Para o PSD, a coincidência temporal da proposta com as eleições levanta “sérias dúvidas sobre as verdadeiras intenções” do PS, ainda que reconheça a urgência do investimento.
A resposta socialista não se fez esperar. Bruno Aragão, da bancada do PS, rejeitou de forma veemente as acusações de eleitoralismo e classificou a intervenção social-democrata como “uma brincadeira”. “Se têm profundíssimas reservas, votem contra, porque é isso que a coerência democrática exige”, atirou. 
“Em 2009 prometeram 100% em quatro anos. Em 2013 assinaram uma concessão a 30 anos que drenou receitas e não trouxe resultados. Em 2017 herdámos um concelho no fundo da tabela nacional. Hoje a taxa de cobertura é de 70%. Estas obras chegam com 50 anos de atraso, não com oito." .
O presidente da Câmara voltou também à carga, acusando o PSD de lançar sistematicamente suspeições e de não assumir responsabilidades pelo passado. “Tenham a decência de pedir desculpa aos oliveirenses pelo embuste das promessas de 2009 e pela concessão de 2013”, afirmou.

“Entrego uma lista com 456 assinaturas para que seja reavaliada a localização da ETAR em Pindelo. Não somos contra, mas pedimos que fique mais afastada da população e da entrada da freguesia.” 
Carla Costa

“Está aqui o meu pedido, que se revejam situações para a minoria, que eu acho que é um direito.” 
Liliana de Melo Ribeiro

“Apesar do ambiente ser de tristezas e contrariedades, de vez em quando aparece uma luzinha de esperança. Numa repartição pública encontrei afixado um papel que dizia: ‘Bom dia, boa tarde, obrigado, por favor’. Palavras que nada custam, mas valem muito.”
António Matias

“Não é por apregoarmos, muitas vezes, seriedade e rigor, que passamos a ser sérios e rigorosos em tudo o que fazemos ou dizemos. O PS promete, repete intenções… mas quando é hora de concretizar, nada acontece. Essa é a verdadeira marca deste mandato.”
Helga Correia (PSD)

“Já passou um ano sobre o acontecimento dos incêndios no nosso município. Qual o ponto de situação dos planos do município em relação à defesa das populações em zonas florestais?  A defesa das populações em zonas florestais não pode ser tratada como um detalhe secundário”
António João Santos (PSD)

“Não fazemos gestão para eleições, fazemos gestão para gerações. E quando alguém diz que estas decisões são oportunismo político, ofende os oliveirenses que esperam há décadas por soluções.”
Joaquim Jorge (PS)


“A ADRITEM faz um trabalho absolutamente extraordinário na promoção do desenvolvimento rural e na preservação da identidade dos territórios. Foram 6,4 milhões de euros investidos no concelho. Quem critica agora deveria assumir que nunca conseguiu trazer este tipo de apoios.” 
óscar Teixeira (ps)

“O PSD critica por criticar, mas esquece-se que foi no tempo deles que o concelho perdeu anos de avanço. Concluiu-se um ciclo de renovação de praticamente todo o edificado público municipal, que permite hoje concentrar serviços públicos, ganhar eficiência e poupar centenas de milhares de euros.”
João Costa (PS)

“Não consegui resolver todos os problemas, é certo, mas nunca poupei esforços para estar à altura da confiança que em mim depositaram. Nenhum autarca trabalha sozinho, por isso agradeço a todos os colegas, trabalhadores da junta, associações e à população.” 
Manuel Alberto Pereira (PS)

“Venho em representação da Indulac, que tem mais de três décadas em Ossela. Estamos prontos para um novo investimento, e estamos aqui a pedir que se possa realizar este investimento, que eu sinto que é crucial para a Indulac e para manter a operação em Ossela, pois está a ser ponderado que o investimento seja feito em Vila Franca de Xira.” 
António Ribeiro

“Vim falar olhos nos olhos com Bruno Aragão para dizer que devia ter analisado os documentos antes de falar da dívida e de processos em Tribunal que deixei na junta de Fajões. Também encontrei, quando cheguei, dívidas que não eram minhas e penhoras, e o que fiz foi levar o assunto à Assembleia de Freguesia.” 
Jorge Paiva
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Água e saneamento dominam debate
1/10/2025
Pais da EB de Travanca foram à reunião de Câmara
1/10/2025
Erguer a freguesia, apesar da dívida, ouvindo as pessoas
1/10/2025
Debate aquece em torno da dívida
1/10/2025
São dois os candidatos que disputam S. Roque
1/10/2025
Prioridades locais e heranças financeiras em destaque
1/10/2025
FEIRA DOS NOIVOS
30/09/2025
> O Centro Geriátrico de Oliveira de Azeméis festejou o 1º aniversário
30/09/2025