10 Jan 2024
Artista oliveirense lançou a ideia de criar um roteiro de arte urbana em Oliveira de Azeméis
O escultor oliveirense Albano Ruela fez parte das comemorações do aniversário da elevação de Oliveira de Azeméis a concelho, com a inauguração da sua terceira escultura junto ao Largo do Gemini intitulada de os “Emigrantes”, uma obra que homenageia o escritor Ferreira de Castro e o seu romance que tem o mesmo título. Durante a inauguração da nova obra, Albano Ruela desafiou o presidente da câmara a criar um roteiro de arte urbana na cidade de Oliveira de Azeméis.
À semelhança das anteriores obras de arte urbana do escultor, as esculturas são feitas 100% com material reciclado, como o próprio autor referiu: “o lixo dos outros para mim é ouro.” Com maior parte das esculturas a serem constituídas por chapas antigas e outros materiais. “É com muito gosto que inauguro esta terceira obra, que homenageia Ferreira de Castro uma figura muito importante do nosso concelho, que levou o nome de Oliveira de Azeméis além-fronteiras”, disse Albano Ruela, que explicou ainda que aquelas três figuras representadas na sua escultura são as três personagens principais do romance escrito por Ferreira de Castro.
No decorrer da sua apresentação, Albano Ruela desafiou Joaquim Jorge a criarem um roteiro de arte urbana por Oliveira de Azeméis. Em entrevista à Azeméis TV/FM, Joaquim Jorge, mostrou-se disponível para abraçar a ideia. “(...)Estamos completamente disponíveis para dotar outros locais com mais tipos de arte e felizmente no nosso concelho talento não nos falta”, concluiu.