20 Jan 2025
Eleições Autárquicas Autárquicas 2025
Diogo Barbosa, candidato nas eleições de 2013, 2017 e 2021, não será candidato
Depois de ter apresentado resultados semelhantes nas eleições autárquicas de 2017 e de 2021, 851 e 861 votos respetivamente, o Bloco de Esquerda em Oliveira de Azeméis terá, ao que tudo indica, um novo candidato. A confirmação veio de parte do candidato nas últimas três eleições autárquicas (2013, 2017 e 2021) e atual presidente da Concelhia do BE, Diogo Barbosa que, ao Correio de Azeméis referiu que “a grande probabilidade é não ser eu. Internamente fomos tomando a decisão de como fui candidato nos últimos anos, não faria sentido estar sempre a apresentar a mesma candidatura, então estamos a fazer esse processo de reflexão interna de renovação do próprio BE em Oliveira. Estarei obviamente nas listas, mas não serei o cabeça”, tendo acrescentando que “o nome do Alcino está sempre em cima da mesa, como é óbvio, porque ele é o nosso deputado municipal.”
Questionado sobre se estaria disponível para avançar com a candidatura pelo Bloco de Esquerda, no caso da escolha recair no deputado municipal, Alcino Martins, em declarações ao Correio de Azeméis afirmou que será “o possível candidato se o partido apresentar as condições que considera ser essenciais”, mas que, no entanto, essas condições “ainda não foram debatidas com o partido”.
Já no que diz respeito às freguesias, o presidente da Concelhia do BE afirmou que o objetivo será manter as candidaturas que fizeram nas últimas eleições, Cesar, Cucujães e UF de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, não descartando “se possível, ir a mais freguesias”.