‘Aldeias de Portugal’ vence prémio internacional European Leader Awards

Destaques

Projeto esteve a votações online, entre 20 novembro e 4 de dezembro, com mais de 200 projetos candidatos

O projeto de cooperação português ‘Aldeias de Portugal’, liderado pela ADRITEM, sediada em Cesar, foi distinguido internacionalmente, ao conquistar o primeiro lugar do European Leader Award. Este destaque aconteceu no âmbito do Congresso Europeu do LEADER, que se realizou no passado dia 18 de dezembro, em Bruxelas.

O projeto, que dinamiza 61 aldeias, de norte a sul do país, tem como propósito dinamizar a rede de povoados classificados como ‘Aldeias de Portugal’ com o envolvimento da sua comunidade a agentes locais, apostando em recursos endógenos e diferenciadores como património edificado, gastronomia e paisagem ambiental”, lê-se no comunicado da ADRITEM remetido ao Correio de Azeméis.

Teresa Pouzada, diretora executiva da ADRITEM, referiu que o projeto tem como principal intenção “melhorar a qualidade de vida da população de cada aldeia e preservar o culto das vivências e tradições rurais portuguesas, ajudando a proteger todo o património rural”.

A diretora executiva da ADRITEM e também presidente da Associação do Turismo de Aldeia, detentora da marca ‘Aldeias de Portugal’, em declarações sublinha a distinção: “É com um enorme orgulho que vemos reconhecidos a dedicação e o trabalho da comunidade e dos agentes locais em prol do desenvolvimento sustentável da rede de ‘Aldeias de Portugal’. É um projeto em que acreditamos muito, dado que assenta nos princípios da abordagem LEADER e é liderado por vários GAL que, em colaboração com os municípios, juntas de freguesias, associações locais e a comunidade em geral, constroem uma estratégia de desenvolvimento sustentável para a sua aldeia, assumindo-se como protagonistas desse progresso”.

Emídio Sousa, presidente da direção da ADRITEM referiu que “este prémio para o recente ‘Projeto de Cooperação Aldeias de Portugal’, que foi liderado pela ADRITEM e envolve 16 grupos de ação local de todo o país, tem origem no conceito ‘Há Festa na Aldeia’”.

Com o sucesso das primeiras edições do ‘Há Festa na Aldeia’, a ADRITEM decidiu estender o conceito por outras aldeias de Portugal, o que fez com que o interior e as zonas rurais do país “se tornem mais atrativas e convidativas, o que ajuda ao desenvolvimento económico dessas comunidades” afirmou o presidente da ADRITEM.

O concurso European LEADER Awards analisou as candidaturas submetidas de vários países, que tenham usufruído de financiamento desse programa comunitário durante o período de 2014 a 2020.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Festa de Carnaval
5/02/2026
Concerto de Carnaval
5/02/2026
Politicamente (in)correto
5/02/2026
Pensar o futuro
5/02/2026
Contraditório
5/02/2026
Visão de Futuro
5/02/2026
Música alta e sorrisos largos
5/02/2026
"Degradação extrema" já tinha sido denunciada na Assembleia Municipal em dezembro
5/02/2026