21 Dec 2023
Projeto esteve a votações online, entre 20 novembro e 4 de dezembro, com mais de 200 projetos candidatos
O projeto de cooperação português ‘Aldeias de Portugal’, liderado pela ADRITEM, sediada em Cesar, foi distinguido internacionalmente, ao conquistar o primeiro lugar do European Leader Award. Este destaque aconteceu no âmbito do Congresso Europeu do LEADER, que se realizou no passado dia 18 de dezembro, em Bruxelas.
“O projeto, que dinamiza 61 aldeias, de norte a sul do país, tem como propósito dinamizar a rede de povoados classificados como ‘Aldeias de Portugal’ com o envolvimento da sua comunidade a agentes locais, apostando em recursos endógenos e diferenciadores como património edificado, gastronomia e paisagem ambiental”, lê-se no comunicado da ADRITEM remetido ao Correio de Azeméis.
Teresa Pouzada, diretora executiva da ADRITEM, referiu que o projeto tem como principal intenção “melhorar a qualidade de vida da população de cada aldeia e preservar o culto das vivências e tradições rurais portuguesas, ajudando a proteger todo o património rural”.
A diretora executiva da ADRITEM e também presidente da Associação do Turismo de Aldeia, detentora da marca ‘Aldeias de Portugal’, em declarações sublinha a distinção: “É com um enorme orgulho que vemos reconhecidos a dedicação e o trabalho da comunidade e dos agentes locais em prol do desenvolvimento sustentável da rede de ‘Aldeias de Portugal’. É um projeto em que acreditamos muito, dado que assenta nos princípios da abordagem LEADER e é liderado por vários GAL que, em colaboração com os municípios, juntas de freguesias, associações locais e a comunidade em geral, constroem uma estratégia de desenvolvimento sustentável para a sua aldeia, assumindo-se como protagonistas desse progresso”.
Emídio Sousa, presidente da direção da ADRITEM referiu que “este prémio para o recente ‘Projeto de Cooperação Aldeias de Portugal’, que foi liderado pela ADRITEM e envolve 16 grupos de ação local de todo o país, tem origem no conceito ‘Há Festa na Aldeia’”.
Com o sucesso das primeiras edições do ‘Há Festa na Aldeia’, a ADRITEM decidiu estender o conceito por outras aldeias de Portugal, o que fez com que o interior e as zonas rurais do país “se tornem mais atrativas e convidativas, o que ajuda ao desenvolvimento económico dessas comunidades” afirmou o presidente da ADRITEM.
O concurso European LEADER Awards analisou as candidaturas submetidas de vários países, que tenham usufruído de financiamento desse programa comunitário durante o período de 2014 a 2020.