No âmbito da unidade curricular Bioética e Ética, foi pedido aos alunos que desenvolvem-se um trabalho artístico sobre a sustentabilidade.
A ESSNorteCVP teve patente uma exposição intitulada de ‘Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável’, tendo sido desenvolvida pelos alunos do primeiro ano de Enfermagem, no âmbito da unidade curricular Bioética e Ética em Enfermagem.
Com 51 estudantes inscritos nesta unidade curricular, foi-lhes pedido que, dos 16 objetivos para o desenvolvimento sustentável que lhes foram entregues, “analisassem o seu impacto na comunidade de Oliveira de Azeméis e, de forma crítica, refletissem sobre soluções inovadoras e no final apresentassem sobre a forma de um trabalho artístico”, explicou Sónia Novais, professora da ESSNorteCVP à Azeméis TV/FM.
“O curso de enfermagem é um curso que visa dotar não só os estudantes de conhecimentos científicos, mas principalmente de conhecimentos éticos e emancipatórios, de forma a que nova geração de enfermeiros possa trazer para os cuidados de saúde e para a própria sociedade um conhecimento emancipatório e poder influenciar as políticas de saúde e as políticas das comunidades onde vivem.”
Sónia Novais, professora da ESSNorteCVP
“Enquanto professor de ética, a minha missão de ética e de bioética é, essencialmente, mostrar os caminhos possíveis, aquilo por onde devemos caminhar e aquilo que é, diria eu, moralmente mais inadequado. E encontrar os limites e as fronteiras da nossa atuação. E creio, é bem visível em muitos trabalhos, os dois caminhos, o bom e o mal, do ponto de vista ambiental, que foram muito sinalizados pelos nossos estudantes. Isso é importante.”
Carlos Costa Gomes, professor da ESSNorteCVP
“Nós na UC de Bioética e Ética em Enfermagem abordamos os princípios em que toda a sociedade se deve reger e nós, como profissionais, e agora pensando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, devemo-nos também reger pelo respeito pelo nosso planeta e na maneira como podemos melhorar o bem-estar geral, de maneira a manter o planeta viável para as gerações futuras e esse trabalho começa aqui na escola.”
Marta Carvalho, aluna do primeiro ano de Enfermagem