4 Dec 2025
Ernesto Brochado, da Federação Motociclismo Portugal, falou aos alunos sobre a importância das árvores e da floresta
A iniciativa tem a chancela do Rotary Clube de Oliveira de Azeméis
O Projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar, uma iniciativa do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, deu um passo significativo com uma ação de plantação de árvores que uniu a comunidade escolar e a Federação de Motociclismo de Portugal. Alunos do primeiro ciclo da Escola de Lações responderam ao repto "Vamos plantar uma árvore" na Escola Ferreira de Castro, num esforço de reflorestação e sensibilização ambiental com foco nas áreas afetadas pelos incêndios no ano passado.
O projeto, lançado em dezembro de 2024, visa a reflorestação da área ardida no grande incêndio de setembro. daquele ano. Esta iniciativa que, na passada terça feira, levou à escola sede de agrupamento dezenas de alunos do primeiro ciclo da escola de Lações mas que será alargado a todo o núcleo de escolas do Agrupamento, conta com parcerias cruciais, incluindo a Junta de Freguesia de Ossela (um dos territórios mais fustigados pelo fogo) e a Federação de Motociclismo de Portugal.
O evento na Escola Ferreira de Castro contou com intervenções de Elisabete Tavares, Diretora do Agrupamento, e de João Rebelo Martins, representante do Rotary Club. Martins salientou que os alunos são o futuro e agentes de mudança, reforçando o objetivo do Rotary de se preocupar com a comunidade através da educação. "Vocês são muito importantes, porque vocês são pequeninos. Mas vão crescendo, vocês serão o futuro aqui do nosso país," referiu, apelando à transmissão da mensagem de conservação para casa.
Um dos momentos altos foi a intervenção de Ernesto Brochado, da Federação de Motociclismo de Portugal, que justificou o envolvimento daquela pela observação da degradação das paisagens nos seus passeios pelo país.
O responsável deu uma autêntica aula sobre a importância das árvores e espécies autóctones (próprias da região): destacou que as árvores conseguem transformar a poluição (carros e camiões) em oxigénio, classificando-o como o "principal alimento" de que precisamos para viver; enfatizou que as florestas são o habitat de uma riquíssima fauna portuguesa, incluindo lobos, linces e mais de 300 espécies de aves, apelando à plantação das espécies corretas nos quintais para atrair esta vida selvagem; e explicou que as raízes ajudam a reter e a filtrar a água da chuva no solo, garantindo que a água é libertada lentamente ao longo de todo o ano através das fontes.
O evento terminou com a distribuição de uma banda desenhada sobre as árvores da região e com os alunos a irem para o exterior efetuar a plantação, pondo em prática os ensinamentos da disciplina de Cidadania.