2 Nov 2024
Com cerimónia e concerto da orquestra clássica da academia
No passado sábado, dois de novembro, no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis, realizou-se o encerramento das cerimónias de celebração do 40º aniversário da AMOA. A noite começou com um Esemble de Clarinetes da AMOA, seguido da habitual cerimónia protocolar e finalizou com o concerto da Orquestra Clássica da AMOA com os solistas Francisca Bastos, no fagote, e André Melo, no trombone, ambos ex-alunos da Academia de Música de Oliveira de Azeméis.
A presidente da administração da AMOA, Ana de Jesus, lembrou que celebrar esta data é celebrar “as conquistas, os erros, as ousadias, o trabalho, os sonhos, com a certeza que valeu a pena”.
Sobre o futuro a mesma destacou que o objetivo é continuar a ser “uma escola de formação, que cresce de forma sustentada e escolhida por alunos e alunas que amam a música e que a querem no seu projeto de vida. Garantindo que nenhuma criança, ou, jovem, deixe de ter acesso à formação musical por razões económicos, ou, exclusão social”, apontou Ana de Jesus.
Nesta cerimónia foram entregues os certificados aos alunos que concluíram a sua prova de aptidão artística no passado ano letivo e ainda foram entregues lembranças comemorativas a todos aqueles “que se revelaram importantes para a história da academia e para a sua continuidade no futuro.”
“Precisamos de uma escola reabilitada. Precisamos de um espaço condigno para ensaios e concertos. Precisamos de apostar cada vez mais na formação dos nossos professores. Precisamos de ousar pensar projetos fora de caixa, que promovam o talento e a criatividade dos nossos alunos. Precisamos de uma afirmação forte na comunidade, com participação ativa no programa cultural do nosso concelho. Precisamos de ousar sair de portas e levar os nossos projetos a outros palcos e a outros públicos. Para isso, precisamos que a AMOA continue a ser a vossa opção.”
Ana de Jesus, presidente da administração da AMOA
“É um prazer estar aqui neste dia a comemorar os 40 anos da Academia de Música de Oliveira de Azeméis. Felicitar toda a comunidade educativa por este trabalho, e em particular a escola, em prol do ensino artístico especializado. E por fim, felicitar estes jovens que acabaram de receber o seu diploma e desejar-lhes o maior sucesso no futuro e a todos os outros que estão a iniciar e que continuam o seu percurso aqui na academia e no ensino artístico especializado.”
Natália Costa, representante da DGEsT (Direção Geral do Estabelecimentos Escolares)
“É de facto um orgulho para mim, proferir estas pequenas palavras, mas simbólicas, do coração, de coração, para agradecer o trabalho destes 40 anos. Um trabalho que muitas vezes nós temos alguma dificuldade em perceber o que é que vamos fazendo no nosso dia a dia. (...). O ponto de partida da música em Oliveira de Azeméis, do ensino da música, daquilo que era feito em 1984, era bem diferente daquilo que é hoje em dia. E, portanto, fez-se muita coisa em Oliveira de Azeméis, em todas as instituições ligadas à música, nomeadamente as bandas filarmónicas que, nessa altura, davam os primeiros passos também nas suas escolas de formação. (...). A AMOA foi, é e será um elo de ligação das nossas bandas filarmónicas, de toda a nossa comunidade e precisamos de continuar a robustecer a Academia de Música, para que daqui a 10, 20, 30, 40 anos possamos, de facto, olhar para trás e ver aquilo que conseguimos fazer no que nos propomos neste momento.”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis