ANCAL PLÁSTICOS vence processo arbitral contra o Fisco

Concelho

Empresa oliveirense vê anulada a liquidação adicional de IRC de 2019, no valor de 161.599,39 euros

O Tribunal Arbitral, constituído no âmbito do Centro de Arbitragem Administrativa, decidiu a favor da empresa oliveirense, ANCAL PLÁSTICOS S.A., que vê, assim, anulada a liquidação adicional de IRC referente ao período de tributação de 2019, no valor de 161.599,39 euros. 

A decisão centrou-se na interpretação do conceito de "instalações fabris", previsto no artigo 22.º do Código Fiscal do Investimento e, em particular, na sua aplicação ao Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI). O tribunal concluiu que os armazéns de matérias-primas e de produtos acabados, essenciais ao processo produtivo da empresa, devem ser considerados "instalações fabris" para efeitos de elegibilidade ao benefício fiscal. Com esta decisão, a ANCAL PLÁSTICOS verá devolvido o montante pago indevidamente e a Autoridade Tributária suportará as custas do processo.

“Tratou-se de um processo de elevada complexidade técnica. Esta decisão ajudará muitas empresas no seu processo de decisão quanto à utilização dos incentivos fiscais, designadamente o RFAI”, explicou Eduardo Castro Marques, advogado da DOWER Law Firm, a quem coube a liderança do processo arbitral da ANCAL, em nota enviada ao Correio de Azeméis.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) defendia que os investimentos na ampliação de edifícios estavam excluídos do regime, argumentando que armazéns de matérias-primas e produtos acabados não são instalações fabris, uma vez que não desempenham um papel imediato no processo de transformação da matéria-prima em produto final. Para a AT, ainda que os armazéns sejam necessários à atividade da empresa, eles são classificados como edifícios e não como infraestruturas produtivas diretas.

Ainda assim, o tribunal arbitral entendeu que, no caso concreto, os armazéns estavam diretamente integrados na cadeia de produção e, portanto, deveriam ser abrangidos pelo benefício fiscal.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Azagães perdeu em Esgueira e é 5º classificado
31/03/2025
Oliveirense Sub-23 vence jogo emotivo nos últimos segundos
31/03/2025
Clube Taekwondo Marcial em competição
31/03/2025
Atletas da Oliveirense brilharam no Interdistrital
31/03/2025
A sexta vitória seguida da EMBOA
31/03/2025
Cerca de 500 atletas correram na Vila de Cesar
31/03/2025
O casamento ainda tem o mesmo significado?
31/03/2025
Primeiros empatam-se
31/03/2025