6 Mar 2025
André Almeida venceu prova da classe FIA Historic
Com um histórico de títulos nacionais no desporto automóvel, na categoria das perícias e provas de slalom, os irmãos André Almeida e Ricardo Rodrigues fizeram em fevereiro a sua estreia absoluta nos ralis. Residentes em Cucujães, os irmãos competiram na categoria FIA Historic, reservada para veículos clássicos.
A bordo do Seat Ibiza 2.0, Ricardo Rodrigues e a sua co-pilota, Sónia Pires, lideravam à entrada da última especial, mas um despiste na aterragem do salto de Baltar, a cerca de 300 metros do final do último troço, forçou a dupla à desistência. Por sua vez, André Almeida e o seu co-piloto, João Lima, acabaram por beneficiar do acidente de Ricardo Rodrigues. A bordo do seu Toyota Yaris, o oliveirense manteve um andamento regular, com bons tempos nos troços, e acabou por sair vitorioso da prova.
“Foi uma vitória muito especial, não só por ser a nossa estreia, mas por ser um rali e um campeonato tão inovador, promissor e por podermos deixar a nossa marca na sua prova inaugural”, declarou André Almeida, em comunicado enviado ao Correio de Azeméis. Na mesma nota, Ricardo Rodrigues aproveitou para felicitar o irmão pela vitória e destacou a importância do apoio que sentiu por parte do público. “Quando passávamos pela arena e víamos aquela verdadeira enchente de espectadores, o coração transbordava de emoção”, confessou.
O Portugal Rally Series, inaugurado com esta prova, em Baltar, apresenta-se como um formato de competição automóvel derivado dos ralis tradicionais. “Com uma estrutura mais simples e mais dinâmica, este formato de competição pretende atrair mais público, e de igual modo tornar mais simples e acessível a logística do evento, para participantes, equipas e organizadores”, lê-se na apresentação do evento.
Esta nova competição vai ter cinco provas espalhadas por diferentes pontos do país, com Castelo Branco a ser o próximo ponto de encontro, nos dias 18 e 19 de abril.