17 Jun 2024
Presidente do Grupo de Cidacos na inauguração da sede
O Grupo Folclórico de Cidacos deu, no passado dia 08 de junho, início a um novo ciclo de vida na cultura etnofolclórica do concelho de Oliveira de Azeméis.
Depois, de deixar o seu espaço-sede na Quinta de Cidacos, passou todo o seu espólio para a sua nova casa, na Rua Manuel Mendes Tarrafa, a 70 metros a norte do Restaurante BOEMIU`s (antigo espaço de eventos da D. Judite), em Cidacos.
Nesse sentido, o grupo abriu a toda a comunidade as portas para assistirem ao seu primeiro ensaio geral na nova sede. António Resende, presidente do Grupo Folclórico de Cidacos, em declarações à Azeméis TV/FM referiu sentir-se “um homem feliz (…) hoje vamos abrir o espaço que foi cedido pela Dona Glória, filha da Judite, um antigo salão de eventos, que fazia casamentos, batizados, etc, e que nos cedeu este espaço já há alguns meses (…) Pode ser um espaço de eleição para quem veio de baixo para cima. Para quem quase perdeu tudo e de repente, a criatividade, a força de vontade, os amigos, dá aquele impulso”.
Depois do Mercado à Moda Antiga o grupo tem movido todo o espólio para a sua nova sede, algo que, tendo em conta que todos os elementos são voluntários, tem sido fisicamente exigente. “Fisicamente estamos super cansados, mas a alma cheia de alegria por termos um espaço em segurança, porque a minha preocupação era ter o espólio em segurança”, referiu o presidente do G.F. de Cidacos à Azeméis TV/FM.
Dificuldades financeiras são um problema
“Falo como presidente do GF de Cidacos, assim como também o sentimento de muitos presidentes do concelho de Oliveira de Azeméis, vive-se com dificuldades constantes e após o COVID, muitas dificuldades para poder rentabilizar e sustentar as associações. Cada vez há menos dinheiro e se não houver união entre as pessoas, tudo se perde a seu tempo”, referiu
António Resende, presidente do G.F. de Cidacos em declarações à Azeméis TV/FM