6 Jan 2025
Lista M pretende alavancar ainda mais a escola
A Lista M foi a grande vencedora das eleições para a Associação de Estudantes da Escola Ferreira de Castro, que decorreu no passado dia 11 de novembro. Nesse sentido, Mariana Gonçalves, presidente, Mariana Ferreira, vice-presidente e Francisco Silva, presidente da assembleia vieram aos nossos estúdios falar sobre esta vitória e objetivos para o ano letivo.
O objetivo de melhorarem a sua segunda casa. “Desde sempre achamos que a Associação de Estudantes era uma coisa muito interessante na escola porque cria atividades muito dinâmicas e que envolvem toda a comunidade escolar, desde funcionárias, professores e os alunos. Para nós, a Ferreira sempre foi a nossa segunda casa e nós vemos como isso. Então para nós fazer parte da melhoria e do progresso da escola sempre foi o nosso objetivo.”
Mariana Gonçalves, presidente da Ass. Estudantes
“Apostar no desenvolvimento cognitivo e académico dos alunos e na inovação, são os nossos principais pilares do plano de ação aplicado e a ser aplicado até o final do ano. A escola em si apresenta boas condições em todos os parâmetros. Nós vamos aperfeiçoá-los e com o contributo de todos os alunos e desta lista, todos os membros contribuem para uma Ferreira melhor, esse é o nosso principal objetivo. Acreditamos que o nosso conjunto de medidas corresponde a todas as necessidades dos alunos.”
Francisco Silva, presidente da assembleia da Ass. Estudantes
Inclusão de toda a comunidade escolar. “Foi muito gratificante, foi um ano inteiro de trabalho e culminou num bem maior. Acho que cada membro da lista deve estar ciente de que contribuiu de igual forma e o resultado é gratificante. É um sentimento de dever cumprido. (…). Tínhamos um grupo com os mais novos. Eles não nos conseguem, claro, ajudar a preparar as campanhas, mas era para nós importante ter em atenção as necessidades deles e o que é que eles precisavam para contribuírem também para o nosso plano de ação.”
Mariana Ferreira, vice-presidente da Ass. Estudantes
A preocupação com os valores culturais, cognitivos e o futuro dos alunos. “Nós temos 27 medidas elencadas, das quais visam uma total inclusão de todos, mas também primam por valores nomeadamente culturais, cognitivos e também com visão de futuro. Lembro-me da criação de um Linktree, uma plataforma que dá acesso a inúmeros links, os quais estão a ser trabalhados neste momento; a criação do VideoTour pela nossa escola, que é uma forma de os alunos terem uma visão melhor daquilo que a escola proporciona, ou seja, todos os serviços que ela oferece e para os quais eles podem aceder livremente. Temos também sessões de cinema, várias atividades temáticas, nomeadamente o Dia do Pijama, o Sarau de Natal, os Ferreirinhas, Got Talent. A criação de vários debates. (…). Temos vários projetos em curso, alguns que ainda vão aparecer ao longo do ano e temos noção que nem todos os alunos podem participar, ou têm a disponibilidade para participar nesse tipo de projetos. Mesmo assim, são iniciativas que visam essa mesma oportunidade e todos têm acesso a participar nesses debates que são introduzidos por vários temas. Acredito que essas medidas vão contribuir para o sucesso não só académico, mas, também cultural dos alunos.”
Francisco Silva, presidente da assembleia da Ass. Estudantes