15 May 2024
S. roque> Obra aborda a vida de duas mulheres do mundo rural
Foi apresentado, no passado dia 27 de abril, na Junta de Freguesia de São Roque, o livro de Clotilde Valente, ‘Vidas de Trabalho no Feminino: Entre o Campo e Cidade’.
Com uma sala repleta de amigos, a apresentação do livro foi feita pelos professores Francisco Reimão Queiroga e Henrique Manuel Pereira, tendo ainda contado com a animação musical de Ana Mafalda.
A obra aborda o exemplo de vida de duas mulheres do mundo rural, pré 25 de abril, sendo uma personagem lavradeira-leiteira e a outra lavradeira-manteigueira. Clotilde Valente nasceu em 1938, em Samil, freguesia de São Roque, tendo casado em 1962, de onde originaram quatro filhos e dez netos, que para a autora “são a sua maior fortuna”. Lecionou na Escola do Magistério (Vila Real), tendo ainda dado aulas no concelho de São João da Madeira e Santa Maria da Feira. Aos 55 anos, quando se aposentou, decidiu tirar uma licenciatura em Antropologia. “A história destas mulheres, as suas vidas sofridas, o afinco e honra com que contribuíram para o bem estar dos seus, surge assim sob forma de monografia e tese final desta licenciatura”, pode-se ler no livro de Clotilde Valente.