SERÃO DISTRIBUÍDAS PELOS CINCO AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DO CONCELHO
Foi aprovada em reunião do executivo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, realizada na manhã de 22 de dezembro, a proposta de doação de 500 bicicletas aos cinco agrupamentos de escolas do concelho.
A proposta foi aprovada por unanimidade e resulta de um "compromisso eleitoral" como realçou Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal. Joaquim Jorge explicou que "esta doação simbólica insere-se num conjunto de políticas públicas que procuram induzir nas pessoas mudanças de mobilidade e simbolizar a importância de modos de mobilidade amigos do ambiente".
O vice-presidente da câmara municipal, Rui Luzes Cabral, esclareceu que a distribuição das bicicletas "serão da responsabilidade de cada agrupamento e irão obedecer os critérios de seleção" que têm como primeiro critério "o escalão social de cada aluno".
O vereador do Partido Social Democrata, José Campos, saudou a doação mas reclamou pela existência de "mais ciclovias na cidade e nas freguesias de Oliveira de Azeméis". O presidente Joaquim Jorge foi claro e afirmou que "a nível de recreio e lazer não defendo ciclovias no meio do trânsito. As próprias estradas devem ter condições para que os carros possam partilhar a via com as bicicletas".