Arraial de páscoa voltou às ruas

Loureiro

@Daniel Ferreira

Tradição mantém-se em Loureiro

A tradição ainda é o que era em Loureiro. Na segunda-feira de Páscoa, 21 de abril, a freguesia voltou a receber o tradicional Arraial de Páscoa com a corrida de cavalos a fazer a vez do antigo Salto ao Rego.

Loureiro voltou a organizar o Arraial de Páscoa, no dia 21 de abril. O evento que já faz parte da história da freguesia às segundas-feiras de Páscoa, contou com a Corrida de Cavalos, uma recriação moderna do Salto ao Rego”, bancas compostas por coletividades e a Banda de Música de Loureiro a animar todos aqueles que se deslocaram às ruas para cumprir a tradição.
O presidente da Junta de Freguesia de Loureiro, José Queirós, mostrou-se contente por continuar a tradição: “Tudo está a correr bem, dentro da normalidade, temos os cavalos a correr, a banda a tocar. Terá vindo menos gente vender do que aquilo que seria desejável por causa do tempo, mas acontece a tradição. Para que isto acontecesse foi preciso muito trabalho, o Arraial dá muito trabalho, a colocação do pó de pedra, as grades, criar alguma segurança. Dar também uma palavra de agradecimento ao município na colaboração.”.
A Banda de Música de Loureiro foi parte essencial do Arraial de Páscoa, contribuindo com animação musical ao longo do evento. Sara Valente, a presidente da Banda, destacou o regozijo que sentiu ao contribuir para a festa: “É um orgulho muito grande, é uma banda jovem com muitos jovens. É muito importante estar à frente de uma banda que quer continuar o legado por mais anos”. A jovem dirigente garantiu ainda “que do que depender de nós a tradição vai manter-se sempre. É um gosto muito grande estar na nossa festa”.
O Arraial de Páscoa começou como um foco de comércio de Loureiro onde, explicou José Queirós, “era vendido um pouco de tudo, desde animais a alfaias agrícolas. Para além das mercadorias, pessoas também se reuniam aqui com burros e saltavam o rego de água que havia aqui no largo que, entretanto, desapareceu com os arruamentos.”. O autarca garantiu também que “hoje não se salta o rego, faz-se uma corrida de cavalos até quando for possível.”.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Proteja-se contra as altas temperaturas
1/07/2025
As melhores soluções para si
1/07/2025
Manuel Alberto Pereira pede mais fiscalização à GNR
1/07/2025
Helga Correia eleita vice-coordenadora da Comissão Parlamentar do Trabalho, Segurança Social e Inclusão
1/07/2025
Nog. do Cravo vai assumir 53% da dívida e Pindelo fica com a restante
30/06/2025
Jovens atletas confirmam crescimento da Villa Cesari
30/06/2025
Macieirense caiu nas meias-finais
30/06/2025
Enesse Basquetebol promoveu o espírito de grupo com várias iniciativas
30/06/2025