Em
Correio de Azeméis

13 Oct 2024

Arte de Paulo Neves presente em edição exclusiva da Quinta das Marias

Cucujães

O escultor cucujanense Paulo Neves, pintou e assinou o rótulo de 1.200 garrafas de uma edição distinta do vinho Quinta das Marias Touriga Nacional Reserva 2020, reputado produtor do Dão.

Paulo Neves, escultor cucujanense e um dos grandes nomes da escultura contemporânea nacional e internacional, associou-se à Quinta das Marias para apresentar verdadeiras peças de coleção tendo personalizado 1.200 rótulos de garrafas de uma edição limitada de Touriga-Nacional Reserva 2020 do produtor do Dão, Quinta das Marias.

A apresentação decorreu este fim de semana, no atelier do escultor em Cucujães, numa apresentação que contou também com a presença dos produtores (Peter Eckert e Elizabeth Eckert) e do enólogo (Luís Lopes).
“Isto começou tudo com a relação que eu tenho com o Peter e com a Elisabeth. Eu adoro o vinho deles, e então disse: um dia vou fazer um rótulo para uma garrafa. E o Peter disse logo, um Touriga. E eu fiquei encantado, porque eu adoro o Touriga deles”, referiu o escultor em declarações à Azeméis TV/FM.

“Foi uma terapia fantástica”
O escultor desenvolveu um conceito inovador no panorama dos vinhos portugueses e assumiu o exigente desafio de, ao longo dos últimos meses, passar os serões à lareira, a pintar e a assinar mais de um milhar de rótulos, todos diferentes entre si e destacáveis das garrafas, constituindo cada um deles um original de valor incalculável. Paulo Neves confessou que o desenho dos rótulos “é inspirado numa parra de vinho, de videira, em que depois foi feita uma gravura, em algodão. Foi na altura de Natal que comecei. Foi uma terapia fantástica”.

“É uma forma de terem uma peça minha”
Com um PVP de 80 euros, a edição limitada faz-se acompanhar por uma caixa individual em cartão microcanelado preto, servindo um duplo propósito: a tradicional partilha do vinho com amigos ou familiares e a preservação para a posterioridade de uma obra de Paulo Neves. Esse rótulo é destacável da garrafa, assumindo-se como verdadeiras obras de coleção. “Para mim foi um grande prazer, e estou muito grato ao Peter e à Elizabeth por terem aceite este desafio. Acho que a vida é feita de desafios, eu pelo menos vivo de projetos, de desafios, e este foi mais um. Isto também é uma forma das pessoas terem uma peça minha, um original, com um preço muito barato”, destacou Paulo Neves à Azeméis TV/FM. 

“Edição única em Portugal”
“Curiosamente, este vinho é o resultado da primeira vinha que plantámos quando eu e a minha mulher Elisabeth adquirimos a propriedade. Mais de três décadas depois, com a Quinta das Marias consolidada como um produtor de referência no Dão, faz todo o sentido ser este vinho a acompanhar os rótulos artísticos do Paulo Neves, numa edição limitada que é verdadeiramente única em Portugal”, frisou Peter Eckert, produtor da Quinta das Marias.

“O vinho são pessoas”
“Antes de mais, eu quero dizer que o vinho são pessoas. E eu não sou mais que o intermediário entre duas amizades, entre pessoas que gostam de vinho. E isso é muito importante. No fundo, quem faz o vinho são as pessoas. É um vinho de 2020, que teve dois anos de estágio em barrica e depois dois anos já em garrafa”, referiu o Luís Lopes, enólogo, em declarações à Azeméis TV/FM.
Ao final da tarde, houve ainda um momento de convívio com os amigos do escultor cucujanense, Paulo Neves, com centenas a marcarem presença. A Azeméis TV/FM esteve no atelier do escultor acompanhar o evento.

“A capacidade criativa e inovadora do Paulo é notável. Os artistas são mesmo assim, de repente surpreendem-nos. É isto que aconteceu quando eu vi este novo trabalho do Paulo, fiquei surpreendido, porque estamos habituados a ver estas grandes esculturas, até muito no espaço público, e de repente termos uma obra dele numa garrafa de vinho, é uma coisa notável”
Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente

“Achei muito interessante esta ideia. O Paulo [Neves] já tem feito outras obras e outros desenhos, outras expressões com folhas. Vou apreciá-lo e vou levar umas garrafas, com certeza”
Helena Santos, ex-presidente da Assembleia Municipal

“É um orgulho para mim, para toda a família, para todos os cucujanenses em geral, ter um escultor a representar a terra, neste caso a representar a família. O meu irmão, enche-nos de orgulho”
António Neves, irmão do escultor

“Acho que é um trabalho magnífico. As pessoas, além do vinho, podem a seguir tirar o picotado e encaixilhar, ficando com uma obra do Paulo Neves em casa”
José Giro, amigo

“Achei fantástico. Eu ainda não provei o vinho,  mas a parte do rótulo está fantástica, ainda acrescida, pelo facto de ser destacável e de ser uma obra de arte que fica presente em quem vai usufruir também da garrafa.”
Paulo Monteiro, amigo

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Encontro de empreendedores com o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida
14/11/2024
A bombeira Joana precisa de ajuda
13/11/2024
Serão substituídos 80 novos abrigos de passageiros pelas várias freguesias
13/11/2024
TAL promove o XXII Ciclo de Teatro
13/11/2024
Cerca de 100 pessoas no São Martinho da ARPC
13/11/2024
Noite de Francesinha no dia 30
13/11/2024
25 anos a homenagear Agostinho Gomes
13/11/2024
Travanca vai estar em festa
13/11/2024