Artistas oliveirenses voltam à sua terra natal
Concelho
Diana Niepce e Diana Seabra são as duas artistas oliveirenses que vão atuar no espaço 'O Cinema' no próximo sábado, pelas 21h30. Para ambas, é ótimo voltar a Oliveira de Azeméis e mostrar o que valem no palco.
O espetáculo de dança ‘Dueto’, de Diana Niepce, promete levar o público a mergulhar no caos. “A ideia é experienciar a ideia de desequilíbrio e equilíbrio das forças de dominação e submissão”, explicou a artista em entrevista à Azeméis FM/TV. “Acabei por criar uma fusão do trabalho da dança e do circo, por criar a minha própria linguagem”, afirmou. Diana Nipce realçou que as suas performances podem ser observadas de pontos de vista diferentes e que a peça ‘Dueto’ é extremamente íntima. “Deixa-nos num lugar de desconforto bastante grande, não só por ter um lado de risco inerente mas porque cria polos de tensão constantes”, descreveu. “Acaba por ser um ‘Dueto’ com o público”, comentou, garantindo que o espetáculo de dança é uma “experiência diferente” para quem o vê.
Regressar à “terrinha”, como chamou carinhosamente Diana Niepce a Oliveira de Azeméis, é importante para as duas artistas oliveirenses, que voltam a “casa” para dar um pouco mais de cultura à comunidade em forma de dança. “É mais uma forma de mostrarmos a nossa arte e fico sempre contente quando regresso a Oliveira, até porque vejo pessoas que não vejo há muito tempo”, declarou Diana Seabra, que vai participar no espetáculo ‘The Fluidity of Things’. “Vou enquanto bailarina e sei que, para além do público avaliar o trabalho em geral, também me avalia enquanto bailarina”, disse. O facto de o espetáculo do próximo sábado não ter sido cancelado ou adiado é importante para a oliveirense, uma vez que a pandemia tem traçado, de forma “infeliz”, muitas carreiras na área da cultura. “Vamos vivendo de projeto em projeto e a possibilidade de dançar no palco numa altura destas é gratificante”, enfatizou.
Conheça o percurso profissional das oliveirenses
Diana Niepce, bailarina, coreógrafa e escritora, formou-se na Escola Superior de Dança e frequentou Erasmus na Helsínquia. Complementou os estudos com uma formação do Fórum Dança, um curso de produção e gestão de artes do espetáculo, um curso de professora de Hatha-yoga e com uma pós-graduação de Arte e Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Enquanto bailarina e performer, já colaborou com vários artistas de renome. Já a oliveirense Diana Seabra iniciou os seus estudos em ballet clássico pela Royal Academy of Dance na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça e, aos 16 anos, ganhou uma bolsa de verão para frequentar o Bird College em Inglaterra, sob a direção artística de Sue Passmore. Exerceu Psicomotricidade na Fundação Renascer e trabalhou em escolas com crianças com necessidades educativas especiais.
Partilhar nas redes sociais