7 Aug 2024
"É uma oportunidade excelente, à qual nós só temos que agradecer pelo convite e por estarmos presentes mais uma vez."
> A presidente do Rancho Folclórico Cravos e Rosas, Liliana Tavares, vê com grande expetativa a edição deste ano das festas de La Salette
A marcar presença mais uma vez nas Festas de La Salette, com comes e bebes e também como participante no Festival das sopas, a presidente do Rancho Folclórico Cravos e Rosas, Liliana Tavares falou com a Azeméis TV/FM sobre a importância da presença da coletividade nesta celebração e como é fazer parte das maiores festas do concelho.
As expectativas da coletividade. “As expectativas são sempre altas. As festas em honra de Nossa Senhora de La Salette atraem sempre muitos visitantes à nossa cidade, o que é excelente e esperamos com isso estar presentes, representar a nossa aldeia e também angariar fundos para a nossa associação. É esse o objetivo. “
A presença como uma das 5 associações eleitas. “É uma oportunidade excelente, à qual nós só temos que agradecer pelo convite e por estarmos presentes mais uma vez. Claro que é uma semana intensa de trabalho e que isto envolve também alguma exigência da nossa parte e alguma dinâmica da parte de quem lá está a organizar e a confeccionar, mas sem dúvida que dá uma envolvência diferente ao parque. Não conseguimos fazer nada sozinhos. Digo isto muitas vezes. Quando o desafio foi colocado aos elementos do grupo, todos disseram logo que sim, que iam tentar ajudar na medida do possível e isso é fantástico, saber que os nossos estão connosco para nos ajudar. Depois esta oportunidade também nos permite fazer face a despesas acrescidas.”
Fazer parte das maiores festas do concelho. “Acima de tudo, temos muito orgulho em estar presentes. É uma semana de trabalho cansativa, mas tenho que agradecer a disponibilidade dos elementos para se juntarem e para estarmos a fazer face a mais um desafio da associação. Agradecer também à comissão de festas que nos permite participar mais um ano neste desafio e agradecer à comunidade oliveirense que se junta às associações e que as apoia. Só esse apoio é que permite que as associações continuem ao longo dos anos a evoluir e a manter as suas tradições.”
A organização da edição do próximo ano da Noite de folclore. “É mais um desafio e um problema também, uma vez que teremos dois festivais para organizar: o da freguesia e o concelho. Mas sem dúvida que é um orgulho imenso. Claro que é mais um desafio, mais trabalho acrescido, são mais grupos para contactar, são mais permutas para cumprir ao longo do ano, mas faz parte da vida associativa. A vida associativa é mesmo isto, é um conjunto de dinâmicas a acontecer e se elas não acontecessem seria sinal que a associação estaria parada.”
O convite à comunidade. “Convidamos a comunidade oliveirense e a quem nos visita a passar pelas tasquinhas, que vão estar a representar o nosso concelho. De certeza que terão petiscos deliciosos para provar e para conhecer a gastronomia oliveirense. Os oliveirenses já conhecem e de certeza que nos visitam, mas quem vem de fora é sempre bom alertar que há a possibilidade de jantar no parque, de ficar para assistir aos concertos e ter ali algumas zonas com comida de conforto."