As memórias de Conceição Silva

Madail Concelho

Netos e familiares mais próximos celebraram esta data com Maria da Conceição Silva que contou que ainda tem “muita saúde e memória Graças a Deus”.

> Centenária é natural de Madail

Maria da Conceição Silva, natural da freguesia de Madail, completou 100 primaveras no dia 10 de abril. Atualmente, passa os seus dias no Centro Dia da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis e vive com a sua neta. Nas primeiras palavras à Azeméis TV/FM, referiu que “tenho saúde e muita memória Graças a Deus”.

Na passagem do seu centenário, lembrou as memórias da sua vida. Andou na escola “sei ler e escrever, já não vejo muito bem, mas ainda assino o meu nome”, disse, entre risos. Com 100 anos pode-se imaginar que a lista de medicamentos seja extensa, mas, “apenas tomo de manhã um remédio para o coração e outro para a retenção de líquidos.”
“Sempre trabalhei e lutei pela vida e sempre tive saúde. Agora vim para aqui para não estar durante o dia sozinha em casa, de resto estava lá muito bem. Cozinhava, arrumava e trata de tudo”, prosseguiu Maria da Conceição Silva, que nos contou ainda que sempre foi uma mulher multifacetada. 
Depois de sair da escola com “a quarta classe feita” começou a aprender a arte de costurar, mas a vida aconteceu e casou-se com um carpinteiro “e eu tinha que ajudar, fazia de tudo”. “Tínhamos ainda a lavoura e o gado, que também era preciso trabalhar.”
Atualmente no Centro de Dia da santa casa, Maria da Conceição Silva diz que “todos me tratam bem e eu gosto de cá estar e não esperava uma festa assim”, confessou.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Fátima Lopes: " A leitura é dos melhores alimentos para a alma"
20/06/2024
Tiago Ferreira arrancou de Oliveira de Azeméis para obter recorde mundial
20/06/2024
Tomada de posse da nova Comissão Política Concelhia do PSD no próximo dia 28 de junho
20/06/2024
Marchas Populares de volta à Escravilheira
20/06/2024
Mulher ferida em colisão entre dois carros
19/06/2024
Escola Livre de Azeméis acolhe pela 1ª vez Campeonato Feminino Sub-19
19/06/2024
Oliveirense volta a estar na luta pelos títulos nacionais
19/06/2024
Arraial de S. Roque começa a ser tradição
19/06/2024