As pálpebras tremem porquê?
Opinião
O tremor palpebral é uma situação bastante comum na população. Contudo, na maioria dos casos não representa gravidade. Uma das principais causas para a sensação da pálpebra tremule está relacionada com o cansaço dos músculos responsáveis pelos movimentos da pálpebra.
Este cansaço pode advir do stress do dia a dia, provocando a libertação de hormonas que induzem movimentos involuntários (tremores). Da privação do sono, isto é, quando dormimos menos do que o recomendado. Por uma alimentação descuidada, que causa um défice de vitaminas e minerais, como o magnésio, sendo este défice causador de espasmos musculares.
Outro fator de risco quando se trata do surgimento desta síndrome é a desidratação muscular, que tem como seu percussor a não ingestão de líquidos em quantidades necessárias.
Este problema pode ainda ser mais comum em pessoas com problemas de visão ou que tenham algum tipo de alergia. Para além disto, é ainda relevante alertar para o consumo em excesso de café e bebidas alcoólicas que podem aumentar o risco de contração.
Esta síndrome apresenta uma sintomatologia que muitas vezes pode ser comparada com as cãibras de outros músculos do corpo. Na maioria das vezes, afeta apenas uma pálpebra, mas pode raramente afetar ambas as pálpebras.
Margarida Antunes, Optometrista
Partilhar nas redes sociais