As propostas para o concelho

Destaques Política

Candidatos a deputados oliveirenses debateram eleições na Azeméis TV/FM

Na segunda da parte do debate realizado na Azeméis TV/FM, apresentamos as ideias e propostas dos candidatos oliveirenses pelo círculo eleitoral de Aveiro sobre o concelho de Oliveira de Azeméis e o distrito. Alcino Martins (BE), Manuel Almeida (CHEGA), Nelson Alves (IL), Bruno Aragão (PS) e Nuno Pires (Aliança Democrática - PSD, CDS, PPM).

Justiça e o seu edificado. “O PS nos últimos anos foi o partido dos anúncios e a comunicação social acompanha, isto faz com que as pessoas tenham a precessão que está sempre algo pronto a arrancar. Em 2022 o Orçamento de Estado prevê 200 mil euros dos 22 milhões euros para a reabilitação de alguns edifícios na área da justiça, no distrito de Aveiro. Não temos visto obra nenhuma, não conseguimos garantir que em 2024 o Tribunal do Trabalho seja intervencionado.” O Quartel da GNR de Cesar. “Em 2017 a tutela assumiu o compromisso de fazer o início da obra do novo quartel, entretanto em 2020 o Ministério da Administração Interna e câmara municipal fizeram um acordo para construção. Estamos em 2024 e ainda não há nada que nos permite perceber se e quando é que será feito o quartel da GNR (…). Nós ao não conseguirmos que esta obra se desenvolva seja com influência do poder local e central, vai-nos levar a crer que mais dia, menos dia, aquele quartel vai deixar de existir.” Sobre a Linha do Vouga. “O que é que melhorou a nível de eficácia e eficiência? Quanto horários foram alterados para procurar ir ao encontro das necessidades das pessoas que possam usar? O que é que foi feito a nível de modernização e rapidez? Onde está uma ligação à Linha do Norte?” Na Educação. “A EB 2. 3. de Carregosa não está identificada no mapeamento de escolas, elaborado pelo poder central, com o objetivo de ser requalificada. Eu acho que é extremamente importante que esta escola faça parte deste mapeamento (…).” Zonas Industriais. “O nó de acesso à ZI de Loureiro é uma necessidade que todos nós reconhecemos. As empresas que lá estão já exigem outro tipo de acesso que não lhes é fornecido. Sei que vão dizer que quando foi feito não foi pensado, é isso que o PS vai dizer. Passados oito anos continuamos sem uma solução deste problema.”

Nuno Pires, Aliança Democrática (AD)

 

Saúde. “[Em Oliveira de Azeméis] temos a cadeia dentista que é uma boa iniciativa, no entanto, não percebo porque razão isso ainda não foi replicado por exemplo a Cucujães ou a Pinheiro da Bemposta. Ficamos aqui centralizados e as pessoas têm de ser deslocar de vários sítios e a espera na cadeia dentista passa mais de meio ano.” Segurança Social. “É um cúmulo as pessoas de Oliveira de Azeméis terem de se deslocar a São João da Madeira muitas vezes por causa da situação do edifício [em Oliveira de Azeméis] que não tem condições principalmente para pessoas com mobilidade reduzida”. Habitação. “Tal como falou o Bruno Aragão, o Estado intervir em situações que antes não entrevia, eu acho que o Estado deve intervir para regular o setor. (…) A nível local não temos nada, temos 53 habitações [sociais] e incomoda-me a mim ver São João da Madeira a investir 39.5 milhões de euros em habitação social e nós aqui vamos só investir 5.8 milhões (…).” Ensino Superior. “Falamos de propostas do BE na assembleia municipal, mas que foram chumbadas é o caso das bolsas universitárias, deixando mais de 60 jovens estudantes oliveirenses carenciados (…).” Água. “Apresentamos também uma proposta para a revogação dos aumentos dos tarifários da água, o que fez em agora em 2023, segundo a DECO Proteste, sejamos o segundo concelho a pagar a água mais cara. O PS votou contra a proposta de tarifa social que iria beneficiar cerca de 3 mil famílias carenciadas.”

Alcino Martins, BE

 

Zonas Industriais. “Na Zona Industrial de Loureiro de facto quando foi infraestruturado e o plano feito as acessibilidades foram esquecidas e é fundamental para aquela ZI.” IC2. “Já teve alguma requalificação, mas, nós precisamos de uma requalificação não só no troço de Oliveira de Azeméis, como também no troço quase até à entrada da A32 e ao nó de Arrifana. (…) Para nós era importante que o pontão da A32 pudesse pelo menos ligar ao nó de Travanca, aquele pouco ali que são 2kms (…).” Linha do Vouga. “Eu recordo que a mesma estava para encerrar, felizmente essa ideia foi esquecida e essa é uma conquista nossa. Agora ela não serve como forme está, ela tem alguma requalificação pelo menos para lhe dar alguma segurança, que é o que está a acontecer de Pinheiro da Bemposta para o sul (…).” Justiça e o seu edificado. “Era fundamental requalificarmos estes dois edifícios, mas sobretudo o Tribunal de Trabalho. Sabemos que o projeto está pronto, há prioridade, mas também sabemos que há 3 ou 4 anos se diz isso. Da mesma forma que se fala do quartel da GNR em Cesar, era um quartel que estava para encerrar, já há o projeto, mas que anda na burocracia que todos abominamos e por isso é que foi aprovada recentemente uma lei que abrevia e simplifica licenciamentos (…).” Água e saneamento. “Nestes seis anos em que o PS esteve na câmara municipal o Estado abriu avisos próprios para saneamento, muito por insistências de Oliveira de Azeméis. Uma parte do saneamento que se fez resulta desses avisos que o Estado abriu para ajudar municípios de Oliveira de Azeméis. Precisamos que o Estado volte a abrir estes avisos (…) Eu gostaria que em todos os municípios do país a gestão da água fosse exclusivamente de empresas públicas.” 

Bruno Aragão, PS

 

Justiça e o seu edificado. “Acompanhamos a proposta das obras no Tribunal do Trabalho e do quartel da GNR [Cesar]. Supostamente está em andamento, mas até agora nada.” Acessos. “A construção de um nó de ligação à Nacional 326 na freguesia de Fajões, que infelizmente ficou esquecido. (…) A ligação da variante Nacional 222, prometida por Pedro Nuno Santos, no concelho de Castelo de Paiva ao nó de Canedo. Abolir as portagens na A25 desde Albergaria até a Aveiro.” ETAR’s. “A Associação de Municípios de Terras de Santa Maria da Feira tem de resolver os problemas da ETAR de Ossela e do Salgueiro, alguém tem de solucionar aqueles problemas.”

Manuel Almeida, CHEGA

 

Linha de Alta Velocidade. “O Estado deveria criar as condições para haver estrutura ferroviária.(…) A Linha do Vale do Vouga em 1908 influenciou aquilo que somos hoje. Se não existisse a nossa região provavelmente seria só cancros.” “O Estado deve criar as condições, mas não deve ser jogador e arbitro ao mesmo tempo. Nós queremos é que o Estado seja eficaz. Falamos aqui também da A32 e bem, podíamos falar de várias situações que o Estado deve dar às pessoas e criar condições para. (…)”

Nelson Alves, Iniciativa Liberal   
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Condutor em fuga após atropelar ciclista com gravidade
1/04/2025
MENTIRA DE DIA 01 DE ABRIL: O grupo Correio de Azeméis promove hoje videoconferência com candidatos por Aveiro
1/04/2025
Florbela Silva não será candidata a Macieira de Sarnes
1/04/2025
MENTIRA DE DIA 01 DE ABRIL: O grupo Correio de Azeméis promove hoje videoconferência com candidatos por Aveiro
1/04/2025
Ângelo Silva é candidato independente à Junta de Freguesia de Cesar
1/04/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
1/04/2025
ACMAP alerta para situação junto ao Parque Verde
1/04/2025
“É muito gratificante fazermos parte deste dia”
1/04/2025