As quotas para as mulheres

Bilhete Postal

Eduardo Costa*

O número de mulheres e homens é idêntico. É justificável, assim, que se imponham leis que se obrigue a que as mulheres ocupem os cargos de chefia na mesma proporção dos homens.
A semana passada, no dia anterior ao Dia Internacional da Mulher, o governo espanhol anunciou que 40 por cento desses lugares seriam obrigatoriamente ocupados por mulheres.

É elogioso. Mas, também lamentável ter que ser à força de leis que os homens cedam lugares de mando às mulheres. Afinal, a escolha devia recair exclusivamente nas competências e não no género.
Numa sociedade que defende a não discriminação por razões de religião, cor ou género, não devia ser necessário impor a discriminação para obrigar a escolher mulheres para chefias. Não se estará a respeitar o princípio da não discriminação. Mas, infelizmente tem que ser pela força. De outra forma, continuaremos a ver poucas mulheres em lugares de chefia.
Não me consigo alienar daquela afirmação que me fez à mesa do restaurante D. Tonho no Porto, há década e meia, um Procurador-Geral da República. Afirmou que as mulheres estavam a ganhar os concursos na justiça pois estes eram feitos por volta dos vinte e tal anos e que, nesta idade, as mulheres eram mais eficazes. “Esperem para ver quando tiveram mais dez ou quinze anos, o nível de abstenção vai paralisar a justiça”. Machismo puro? Eu achei que sim. E constato hoje que não vejo a justiça afetada pelo crescente número de mulheres juízas. 
   * jornalista, presidente da  
Associação Nacional da Imprensa Reginal
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024