Em
Correio de Azeméis

1 Jul 2024

Assembleia Municipal entregou Prémios Cidadania

Concelho

Entrega decorreu no dia 24 de junho, na ESAN

O Prémio Municipal de Cidadania 2023, atribuído pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, foi entregue na passada segunda-feira, 24 de junho, numa sessão solene no Auditório da ESAN– Escola Superior Aveiro Norte em Oliveira de Azeméis. 

O Prémio Cidadania visa reconhecer e distinguir práticas de cidadania que promovam o sentido  de comunidade e que contribuam para a identidade do concelho, tendo este ano sido entregue ao Grupo Cesar Solidário e a António Grifo.
Para além dos citados, foram nomeadas mais quatro instituições: Correio de Azeméis, Escola Livre de Azeméis, Grupo da Boa Vontade e Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis.

“O Prémio Municipal de Cidadania representa para nós momentos altamente gratificantes, pois permite-nos descobrir, constatar e nomear o que de bom e positivo se vai concretizando ao longo de cada ano (…) todos os que aqui estão são edificantes, meritórios e credores da nossa atenção, referência e congratulação, daí a dificuldade e a opção do júri em validar todas as candidaturas propostas, salientando não uma, mas duas, e a todas reconhecer como merecedoras da honrosa distinção municipal.”

Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal

“Todos sabemos que Oliveira de Azeméis é território fértil, é terra de grandes valores materiais e imateriais. É terra de solidariedade, e por isso mesmo é terra de grandes valores humanísticos, com capacidade de atrair os melhores e criar oportunidades de valor acrescido naquilo que se desenvolve, servindo de exemplo sobre os princípios de igualdade, solidariedade e comunidade. A todos os nomeados, o meu melhor apreço pela perseverança da vossa missão, na certeza de que com exemplos como os vossos, teremos forma de educar gerações vindouras de forma mais equilibrada sobre os mais altos valores de viver em comunidade.”

Francisco Silva,elemento do júri (PSD) e presidente da FAMOA 

“Agradecer à Assembleia Municipal por me terem distinguido com este prémio. É prova evidente que a correspondência que eu tenho para com os povos oliveirenses é de família, é de amizade plena. 75% da minha vida foi passada em Oliveira de Azeméis e o número de amizades que mantenho aqui neste concelho, permite-me dizer o seguinte: a qualidade e quantidade de amigos que cada indivíduo possui, é a riqueza de um indivíduo. Quero agradecer a todos por fazerem parte da minha fortuna.”

António Grifo, associado e dirigente de várias associações oliveirenses

“Não queremos distinguir ninguém em particular neste momento, mas a todos, sem exceção, porque todos os que nos ajudaram a construir esta história foram e são grandes, e isso tem que valer. Nesta sociedade cada mais egoísta, cuidar daqueles que mais precisam. Bem haja a todos, que na hora da necessidade disseram presentes. Por este prémio Cidadania 2023, muito obrigado. (…) Ficou marcado nas nossas vidas. Um dia podem os nossos filhos ou netos, perceberem que o maior e mais honroso troféu nas nossas estantes, foi moldado por um gesto com dedicação, humanismo e gratidão.” 

Orlando Oliveira, do movimento ‘Cesar Solidário’
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
ADRITEM marca presença em Cimeira no Brasil
16/05/2025
Oliveira de Azeméis é cidade há 41 anos
16/05/2025
Triciclos à moda antiga vão ser um dos destaques deste ano
16/05/2025
‘Fazenda dos Animais’ é um dos destaques programados este ano
16/05/2025
O Mercado à Moda Antiga nasceu há 28 anos pelas mãos de dois jovens
16/05/2025
A.D.C. Amor À Dança é a nova associação de Vila de Cucujães
15/05/2025
Coluna Liberal (IL)
15/05/2025
No voto, defende-se a Saúde, a Segurança Social e a transparência
15/05/2025