Em
Correio de Azeméis

24 Feb 2023

Associação de Municípios de Terras de Santa Maria exige o “acesso ao Porto mais rápido e confortável”

Destaques Concelho

LINHA DO VOUGA: AMTSM OFICIALIZOU POSIÇÃO QUANTO À LIGAÇÃO FERROVIÁRIA AO PORTO

Os seis municípios que integram a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM), Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Espinho, Arouca e Vale de Cambra, aprovaram uma moção em que é reiterada a “necessidade imperiosa e indeclinável de se proceder à plena requalificação da Linha do Vouga”. A AMTSM fala numa questão de “justiça” ao dotar esta região de um “acesso ao Porto mais rápido”.

Era aguardada a tomada de posição oficial por parte da AMTSM relativa à requalificação da Linha do Vouga e consequente tipo de ligação ferroviária ao Porto. A resposta surgiu em clima de plena concertação, com a moção a ser aprovada por unanimidade. A AMTSM quer um “acesso ao Porto mais rápido e confortável” que resulte de “um estudo técnico detalhado e minucioso a realizar de imediato”. A AMTSM não descarta a hipótese de assegurar “a conetividade com a nova linha de alta velocidade já prevista no Plano Nacional Ferroviário”.

Na moção, a que o Correio de Azeméis teve acesso, É exigida a redução de “tempos de viagem, a modernização da bilhética e a inclusão no sistema Andante”, sendo intimado um “plano que garanta o pleno aproveitamento e execução dos fundos inscritos no quadro comunitário de apoio PT 2030 e, se necessário, o seu reforço financeiro”.

A associação de municípios considera que esta exigência “corresponde a um elementar princípio de justiça e equidade na distribuição territorial do investimento público”. A AMTSM considera que os investimentos feitos nesta região não se “compaginam com o seu significado demográfico e económico”, principalmente quando comparado com os investimentos feitos nas Áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
16 anos de Família McDonald's de São João da Madeira
18/07/2024
Campeões da UDO recebidos pela câmara municipal
18/07/2024
Pinheiro da Bemposta ganhou nova superfície comercial
18/07/2024
Homem ferido em colisão entre bicicleta e automóvel
18/07/2024
Homem ferido em acidente nas obras da Linha do Vouga
18/07/2024
Avenida João Pinto Bessa (Cucujães) vai ser requalificada
18/07/2024
Oliveirense jogou o terceiro amigável desta pré-época
17/07/2024
Estádio do Mergulhão vai ser casa do C. Albergaria
17/07/2024