7 Aug 2024
> Novidade deste ano nas Festas em Honra de Nossa Senhora da La Salette
Com prémio monetário, a edição deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora da La Salette vão ter a novidade de este ano contar com o 1º Festival de Sopas. Uma iniciativa por parte da Comissão de Festas que decidiu inovar em relação às edições anteriores. Sopa do Vidreiro, Canja, Sopa de Ossos de Suã, Sopa à Lavrador e Caldo Verde são as sopas que vão estar em disputa neste primeiro festival e que serão avaliadas pelo Chef Lindolfo Ribeiro, Chanceler-mor da Confraria das Papas de S. Miguel. Nesta competição saudável, vão estar presentes o Rancho Folclórico Cravos e Rosas, o Grupo de Cantares e Romarias de Travanca, a Banda de Música de Loureiro, o Rancho Folclórico de Palmaz e a Associação Cultural de Travanca.
“Esta foi uma ideia que tivemos para inovar, já que temos as coletividades com as suas barraquinhas pensamos em dinamizar este concurso. Cada associação, que serão cinco, vai ter de fazer uma sopa, que será sorteada. Por exemplo, se sair caldo verde a uma associação, a mesma, ao longo de todos os dias de festa, só pode cozinhar caldo verde. Depois haverá um júri e a vencedora receberá um prémio monetário. Todas as coletividades aceitaram a ideia e acharam engraçado”, explicou Manuel Peixoto, presidente da comissão de festas, à Azeméis TV/FM.
Sopa Vidreiro. “Acho que vai ser diferente [Festival de Sopas]. Obriga a ter coisas diferentes. Obvio que a nossa não será uma sopa se calhar tão fácil. Sendo mais desconhecida não é tão apelativa, mas cabe-nos a nós torná-la apelativa. É mais um desafio, a sopa do vidreiro. É uma iguaria que não conhecíamos, mas que descobrimos com raízes aqui em Oliveira de Azeméis, nomeadamente no Centro Vidreiro, e vamos ser audazes.”
Liliana Tavares, presidente do Rancho Folcl. Cravos e Rosas
Sopa à Lavrador. “Da nossa parte achamos uma ideia bastante digna, traz as nossas tradições e o nosso grupo representa mesmo isso, traz-nos à memória os nossos antepassados. Este concurso de sopas que a organização teve a feliz ideia de trazer, acho que é muito giro, muito agradável e as pessoas vão aderir. Estou muito confiante que as pessoas aderiam bastante e vão gostar até de experimentar as várias sopas, e perceber qual a melhor. Já temos tudo preparado, inclusive temos uma senhora que se prontificou a fazer a sopa, vai ser essa única senhora que vai fazer e, certamente, ela vai dar o melhor em representação do próprio grupo e vai correr bem.”
Carlos Sá, presidente do GC e Romarias de Travanca
Caldo Verde. “Nós já confecionamos sopas noutras festividades que vamos participando, e temos uma surpresa logicamente. Vens à ACT e provas a sopa. Depois podes ir às outras coletividades que vão estar presentes para ver qual a melhor. Isso é saudável. Acho a iniciativa boa. Não vejo como uma competição, vejo como uma mais valia, de alargar um bocadinho aquilo que se faz e variar.”
José Henriques, vogal da Associação Cultural de Travanca
Canja de Galinha. “Achamos uma iniciativa interessante, que nos faz trabalhar mais e melhor, no sentido de, para além de ter como objetivo ganhar o 1º premio, poder apresentar uma sopa saborosa, bem confecionada, preparada com produtos caseiros da Família e que as pessoas vão querer provar. A sopa que iremos confecionar é a Canja de Galinha caseira, uma sopa simples, mas que terá vários toques especiais, sem tirar a essência da canja tradicional. Convido desde já, todos a provar.”
Sara Valente, presidente da Banda de Música de Loureiro
Sopa dos Ossos da Suã. “A sopa destinada à nossa confeção é a "Sopa Dos Ossos da Suã". Trata-se, quanto a nós, de mais uma ótima iniciativa que, para além dos sabores que irá proporcionar, trará, esperamos nós, a possibilidade de as associações envolvidas, arrecadarem alguma verba, que tanta falta faz para se fazer face às enormes despesas que estas têm durante todo o ano.”
Anabela Pinheira, presidente do Rancho Folclórico de Palmaz