Atitude responsável

Abertura Bilhete Postal

Não pode deixar-nos tranquilos saber que o nosso vizinho regista 10 mil casos de COVID-19 por dia. Espanha é o nosso maior parceiro comercial. Cerca de um quarto das nossas exportações. Os nossos maiores parceiros comerciais são os mais fortes países europeus. Sem estes, a nossa economia afunda-se. E estes não estão bem nesta pandemia. Afeta-nos. Veja-se o turismo. A cada semana ansiamos que os britânicos não nos coloquem na lista negra. O turismo inglês representa uma boa fatia dos 25 milhões que nos visitam por ano. Somos muito (completamente...) dependentes dos nossos parceiros europeus. São os nossos melhores clientes, os nossos fornecedores, os nossos turistas. Se a Europa constipar, ficamos gripados. Por cá, tomam-se novas medidas para enfrentar o inverno. Receia-se uma nova vaga. O país não volta a “parar”. Não pode. Mas tem que se aplaudir todas as medidas possíveis para evitar contágio. Lembramos Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, numa conferência recente: “Parece que não aprendemos com a primeira vaga: os utentes de lares deviam ser todos testados”. A primeira vaga apanhou-nos completamente desprevenidos. Numa nova vaga estamos melhor preparados. Dependemos da atitude responsável de cada cidadão e da competência das autoridades de saúde e do governo. Mão firme. Com uma gestão da crise que permita não cortar rendimentos às famílias. Mas que nos volte a colocar como exemplo europeu. "Por cá, tomam-se novas medidas para enfrentar o inverno. Receia-se uma nova vaga. O país não volta a “parar”. Não pode. Mas tem que se aplaudir todas as medidas possíveis para evitar contágio".

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026