25 Jul 2022
PLANO ESTARÁ EM VIGOR ATÉ 2025
Na passada quinta-feira, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis apresentou o terceiro Plano Municipal Para a Igualdade, a Não Discriminação e a Responsabilidade Social que estará em vigor até 2025. A vereadora da ação social, Inês Lamego, referiu que este documento tem “como missão continuar a quebrar preconceitos, reduzir estereótipos e visões sexistas de um mundo a duas cores, envolvendo a comunidade interna à autarquia, os parceiros da rede social, o mundo empresarial, a escola e a comunidade em geral”.
Em declarações à Azeméis TV/FM, a vereadora da autarquia explicou que este terceiro plano espelha o caminho percorrido pela câmara municipal desde 2014 e que pretende continuar. O documento apresentado resultou de um “disgnóstico às situações de vulnerabilidade social”, “auscultação à realidade técnica, empresarial e autárquica local”, assim como da realização de “dinâmicas coletivas e das perceções e vivências da realidade local da população juvenil”.
Assim, o terceiro Plano Municipal Para a Igualdade, a Não Discriminação e a Responsabilidade Social responde aos atuais desafios da comunidade e foca-se na igualdade de género “Aquilo que parece que são ideias e conceitos de que somos efetivamente todos iguais e que há igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, não é uma verdade absoluta e alcançada em todas mentes e sociedades”, explicou Inês Lamego. Para além disso, introduz uma nova temática, os assuntos LGBTI, que também vai “ser uma preocupação do município”, sobretudo na comunidade escolar. O objetivo é promover o “conhecimento sobre a realidade das pessoas LGBTI” e “combater a discriminação e mitigar a violência” contra esta comunidade, acrescentou a vereadora da ação social em declarações à Azeméis TV/FM.
O plano pretende, também, “promover uma cultura de não violência na comunidade”, “consolidar e qualificar a intervenção com pessoas vítimas e com pessoas agressoras”, “garantir condições para uma educação livre de estereótipos de género” e “promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal”. Para a concretização destes objetivos a autarquia vai dinamizar a equipa para a Igualdade na Vida Local e o Gabinete para a Igualdade, reforçar a estratégia interna para a igualdade e não discriminação e capacitar os recursos humanos.