Protocolo com UA para recolha biográfica do vidro

Concelho

Assinatura aconteceu esta manhã, no futuro Centro de Interpretação do Vidro, tendo contado com a presença de Martinho Oliveira, diretor da ESAN, em representação da Universidade de Aveiro

Objetivo é dar continuidade à recolha de dados biográficos sobre a história do vidro no concelho

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou, esta manhã, na antiga Casa do Mateiro, futuro Centro de Interpretação do Vidro, um protocolo com a Universidade de Aveiro (UA), em parceria com a ESAN, de forma a dar continuidade ao trabalho biográfico já iniciado sobre a história do vidro no concelho, tendo como objetivo a criação de uma monografia, bem como apoiar a candidatura da tradição vidreira a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Em declarações ao Correio de Azeméis, Martinho Oliveira, diretor da ESAN, explicou que “este protocolo veio dar mais força a esta parceria e nós precisávamos forçosamente disso. Nós temos que ter mais recursos humanos neste projeto de maneira a que o projeto tenha uma continuidade em termos de desenvolvimento que não tinha até aqui” destacando, no entanto,  que a Universidade de Aveiro “está a concorrer a vários mecanismos de apoio, no sentido de ver se conseguimos aqui outros apoios para dar ainda outra dimensão a este projeto”.

Na assinatura do protocolo, o edil oliveirense, Joaquim Jorge, referiu que este protocolo com a UA pretende ser o cumprimento de “mais uma etapa das muitas exigentes etapas que temos para cumprir. Temos a missão de desenvolver uma candidatura, a arte e tradição vidreira, esse importante legado histórico, como património imaterial da humanidade da UNESCO e há aqui um trabalho a fazer”, acrescentando que “temos a perceção clara da importância que o vidro tem para a nossa história coletiva e aquilo que nós vamos procurar fazer é evitar que essa história se perca, [preservando] esta arte e tradição vidreira para o futuro, deixando documentada da melhor forma possível”.

A ligação da indústria vidreira a Oliveira de Azeméis
“A indústria transformadora é o que marca o desenvolvimento económico deste concelho. Porque é que nós temos moldes, porque é que nós temos plástico, tudo isso tem uma razão de ser. E essa razão de ser vem lá bem detrás, que era a arte de fazer o vidro no século XVI. É a partir daí que a indústria de Oliveira de Azeméis se vem a desenvolver e tudo o que acontece em Oliveira de Azeméis tem essa matriz identitária. É esse o estudo que nós queremos fazer. [A recolha de informação bibliográfica] irá permitir desenvolver este estudo mais profundo que irá ser o alicerce para uma candidatura a Património Cultural Imaterial da UNESCO”, referiu Martinho Oliveira, diretor da ESAN ao Correio de Azeméis.

 

 


 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026
Oliveirense somou um ponto em Faro
17/01/2026
Homem de 65 anos ferido em despiste de carro
16/01/2026
Homem cai desamparado após teto ceder
16/01/2026
Sexagenário atropelado em Cesar
16/01/2026
Sporting vence e agudiza crise na Oliveirense
16/01/2026