9 Oct 2024
Foram entregues a nove funcionários municipais
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis iniciou um projeto piloto de mobilidade sustentável com a entrega das primeiras bicicletas elétricas a nove funcionários do município. O processo faz parte de uma medida de responsabilidade ambiental do município, específica para funcionários municipais. A estratégia mob.te+ teve início com a rede urbana de bicicletas partilhadas e a oferta de bicicletas a alunos das escolas, tendo agora mais uma etapa com a entrega de bicicletas elétricas aos colaboradores da autarquia.
Hélder Simões, vereador da câmara municipal, em declarações à Azeméis TV/FM explicou que este projeto mob.te+ tem várias vertentes. “Uma delas é a promoção de transporte suave e colaborar na descarbonização das cidades, mas também nós darmos exemplos e fomentarmos a que o espaço público seja cada vez menos utilizado por automóveis, mas por este tipo de veículos que são muito mais amigos do ambiente”, referiu o vereador.
A autarquia espera que esta medida venha a ser aplicada também pelas empresas, instituições e outras entidades, não só do concelho, mas também da região.
Com um investimento de 30 mil euros nas bicicletas e mil euros em capacetes, coletes refletores e cadeados, o objetivo passa por testar a adesão dos trabalhadores a um meio de transporte mais ecológico, sendo que existem 30 bicicletas disponíveis para entrega, que irão ser entregues às candidaturas que se encontram a ser avaliadas.
A câmara será responsável pela criação de zonas de parqueamento, postos de amarração e carregamento, bem como uma revisão semestral à bicicelta. Já os beneficiários têm a responsabilidade de pagar um seguro de responsabilidade civil, acidentes pessoais e furto ou roubo, bem como a sua manutenção.