Em
Correio de Azeméis

17 Jan 2025

Avenida Liberdade e monumento alusivo inaugurados

Concelho

Recorde-se que esta Avenida da Liberdade foi custeada pelo privado, com a chegada da cadeia de supermercados Mercadona, com um valor que rondou os dois milhões de euros.

O município oliveirense inaugurou, esta tarde, uma das artérias mais recentes do centro da cidade, a Avenida da Liberdade e o monumento alusivo à celebração dos 50 anos do 25 de Abril, da autoria dos artistas plásticos Albano Ruela e Ana Sousa, situado numa das rotundas da avenida.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, no momento da inauguração realçou a “importância desta artéria para a cidade”, com um topónimo “extremamente importante para os portugueses. A liberdade associada à revolução dos cravos trouxe um ar mais respirável, a paz, a liberdade e a democracia”, fazendo a analogia que esta nova avenida “também trouxe um ar mais respirável à cidade, na medida que a abre e a liberta de algumas amarras do constrangimento de trânsito”, referiu.

Recorde-se que esta Avenida da Liberdade foi custeada pelo privado, com a chegada da cadeia de supermercados Mercadona, com um valor que rondou os dois milhões de euros. 

Albano Ruela e Ana Sousa responsáveis pela obra alusiva à revolução dos cravos

A Avenida da Liberdade em toda a sua extensão tem duas rotundas, uma junto ao edifício Rainha e que foi inaugurada no passado dia 15 de novembro, sendo a rotunda do Jornal Correio de Azeméis e a outra fica no extremo oposto desta avenida e que recebeu assim este monumento alusivo à liberdade e à revolução dos cravos. Os seus promotores foram os artistas plásticos Albano Ruela e Ana Sousa.

De acordo com os mesmos, “este foi um trabalho de equipa, depois de discutirmos aquilo que queríamos fazer e homenagear todos aqueles que lutaram pelo 25 de Abril”, referiu Ana Sousa. 

Com elementos decorativos como rede e arame farpado, Albano Ruela explicou ainda que o objetivo foi igualmente “representar os opostos e lembrar o que havia antes da liberdade e o regime da opressão”, disse.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Programa Mercado à Moda Antiga - Domingo, 18 de maio
13/05/2025
Programa Mercado à Moda Antiga - Sábado, 17 de maio
13/05/2025
Jogos Tradicionais são o grande destaque da XXVI edição do Mercado à Moda Antiga
13/05/2025
Corridas Solidárias em prol do Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta
13/05/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
13/05/2025
Columbofilia
13/05/2025
Qual a importância de ter um oliveirense no parlamento?
13/05/2025
Bloco de Esquerda visitou a ESAN
13/05/2025