Cucujães> 134 anos de história
A Sociedade Filarmónica Cucujanense celebrou, no passado dia 29 de março, os seus 134 anos de história e ainda o seu 25.º aniversário de ressurgimento. O concerto tomou lugar no Centro Cultural de Cucujães, que juntou um vasto público para celebrar a música e o legado dos músicos cucujanenses.
“É sinal de vitalidade mas também sinal de uma enorme resiliência. Nós temos muitas bandas centenárias no nosso concelho, mas são bandas que não se limitam a somar anos, acrescentam sempre páginas muito bonitas na história que vão construindo ao longo da sua existência. (...) A Sociedade Filarmónica Cucujanense, apesar de ter um período negro, onde teve durante cerca de 33 anos um interregno na sua atividade, retornou em força no ano de 2000.”
“Nós estamos a ultimar um documento de apoio a todo o movimento associativo, a um universo enorme de associações que nós temos no nosso concelho e damos particular atenção às nossas bandas de música, porque são um ativo muito importante. Temos obrigação de preservar as bandas, não só a câmara municipal também a comunidade oliveirense.”
Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal
“A banda é a minha casa, foi aqui que eu cresci, que eu aprendi música. Aprendi os valores que levo para a minha vida, a minha forma de ser e estar na vida e na música. Pretendemos continuar a levar a banda à comunidade, que é o mais importante. Mesmo sendo uma vila bastante pequena conta com bastantes artistas, bastantes músicos e de outras artes. O importante é fazer chegar esta arte à comunidade.”
Pedro Andrade, Maestro da Sociedade Filarmónica de Cucujães