9 Feb 2025
Aniversário foi celebrado junto de familiares, amigos e sócios
A Banda de Música de Carregosa celebrou este sábado, 136 anos. Junto de familiares, amigos e sócios, a banda carregosense comemorou mais um aniversário da sua longa existência.
O dia começou com uma Eucaristia na Igreja Matriz de Carregosa, seguida de concerto no Auditório Diamantino Melo, tendo terminado com o jantar comemorativo no pavilhão da EB 2,3 de Carregosa.
Em declarações à Azeméis TV/FM, o presidente da Banda de Música de Carregosa, António Aguiar, falou sobre os três anos de liderança da banda, “com uma direção que fez um trabalho fantástico. A sede precisava de obras e foi o nosso principal objetivo. O mandato termina dia 15, eu já prometi aos carregosenses e amigos da banda que vou continuar mais três anos”, acrescentando que “os carregosenses e quem gosta da banda de música podem ficar cientes que não vamos parar à sombra daquilo que fizemos, porque fizemos muito mas fizemos pouco e queremos agora elevar ainda mais o nível artístico da nossa banda”, concluindo dizendo que, a nível pessoal “estou de corpo e alma. Acho que daqui para a frente não vou conseguir viver sem a banda”.
“Têm de se enaltecer e agradecer a todos os carregosenses e amigos da Banda de Música de Carregosa. Agradecer a todas as pessoas que tornaram possíveis estes 136 anos. 136 anos de história, uma história que podemos todos respeitar porque as bandas, como tudo, são feitas de passado, presente e futuro. Se honramos o passado e vivermos o presente, com certeza vamos ter um grande futuro”
António Aguiar, presidente da Banda de Música de Carregosa
“Claro que sinto um enorme orgulho quando tenho a oportunidade de participar num aniversário de uma banda de música que demonstra a mesma vitalidade de sempre. Estamos a falar de uma banda de música secular, mas que demonstra uma juventude absolutamente extraordinária, (…) e que é uma referência no nosso concelho”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
“É um prazer ter um banda com tantos anos, unida e com bastantes membros, muitos deles jovens. Que deem futuro, tenham um longo caminho para que consigam levar a música e a nossa cultura até muitos pontos do país”
Constança Melo, presidente da Junta de Freguesia de Carregosa
“Foi uma relação [com a banda] que se foi construindo aos poucos, que depois extrapolou a parte profissional. Efetivamente estou aqui com eles porque gosto deles, porque gosto de estar, é mais do que um trabalho, é uma paixão que já começa a passar para amor e tenho a banda no coração”
Valter Palma, maestro