11 Jul 2023
ORGANIZAÇÃO AÇORIANA CANCELOU VISITA DA BANDA LOUREIRENSE
A Banda de Música de Loureiro estava a poucas semanas da realização de um sonho, o de atuar num festival de bandas na Ilha do Pico, nos Açores. A banda loureirense viu o seu sonho ‘cancelado’, com a organização açoriana a afirmar que não tem condições para receber a banda loureirense de forma digna.
Foi num comunicado, transmitido pela Azeméis TV/FM, que Manuel Terra, presidente da Banda de Música de Loureiro deu cara à desilusão da Banda de Música de Loureiro. A participação da Banda de Música de Loureiro vinha a ser adiada desde 2020, ano em que estava prevista a atuação. Ultrapassado o período pandémico, “as expetativas para este ano eram muito grandes”, como realçou Manuel Terra. O cancelamento foi unilateral com a organização açoriana, num comunicado enviado à direção da banda loureirense, a declarar que “por motivos de força maior”, não seria possível receber a banda loureirense.
Manuel Terra fala numa desilusão generalizada em toda a comunidade musical e na direção, até porque foram cancelados eventos, como a participação da Banda nas ‘Festas de La Salette’ deste ano e uma atuação em TorreVieja, em Espanha. Manuel Terra terminou dizendo que a direção irá devolver o dinheiro a todos os acompanhantes da banda que iriam, também, voar até aos Açores. Com o dinheiro que a banda reuniu para esta viagem, Manuel Terra afirmou que “queremos fazer uma atividade que congregue a banda, que se divirtam e que ajude a esquecer este quadro negro”.
“Foi um cancelamento unilateral por parte da organização dos Açores. A banda deixou de dar alguns orçamentos e trocou alguma da sua atividade, inclusive nem vai à ‘Festas de La Salette’ este ano, trocando com a Banda de Pinheiro da Bemposta, para que pudéssemos concretizar esta nossa ida aos Açores. Obviamente ficamos extremamente desiludidos. Consideramos que não havia razão nenhuma da parte da organização para que este ano falhasse. Acontece que falhou e trouxe-nos grandes constrangimentos. Achamos que não foi um comportamento digno para com a nossa banda. Entretanto foram-se iniciando contactos para que nós ponderássemos adiar para 2024. Eu disse que não aceitava, falei com a minha direção que disse que quem não foi capaz de nos receber em três anos, não seria capaz de nos receber no prazo de um ano. Mas não o fizemos sem consultar a comunidade musical, que foi exatamente da mesma opinião da direção. Acharam que foram mal tratados. As pessoas aqui foram mal tratadas, porque houve quem alterasse férias, inclusive passei algumas declarações a entidades patronais”.
Manuel Terra, presidente da Banda de Música de Loureiro