Em
Correio de Azeméis

8 Aug 2025

Banda de Santiago de Riba-Ul. “Os músicos têm um enorme gosto em participar nas Festas de La Salette”

Concelho

Ana Júlia, presidente da banda, afirma o orgulho em participar nas maiores festas do concelho, mas chama a atenção para a falta de segurança dos palcos do lago e do coreto.

Músicos prepararam Procissão do Triunfo e participação nas Festas de La Salette com entusiasmo e sentido de missão.

A Banda de Música de Santiago de Riba-Ul participa novamente nas Festas de Nossa Senhora de La Salette, em Oliveira de Azeméis. Marca presença num dos momento mais simbólico dos festejos: a Procissão do Triunfo no domingo, 10 de agosto. A presidente Ana Júlia fala sobre a participação da banda nos maiores festas religiosas do concelho em entrevista ao Correio de Azeméis

UM MOMENTO SIMBÓLICO. "Cada banda participa nas festas de três em três anos e este ano calhou-nos a nós
A forma é sempre igual, uma das duas bandas participantes costumam dar entrada em Santo António, e a outra no Autoparque, e vamos até ao jardim público. Lá tocamos uma marcha ou duas e depois fazemos a procissão, desde as 18h00 até chegar ao santuário. A festa é essencialmente religiosa e nós somos parte integral deste processo, não pode haver uma sem a outra e espero que nunca haja. Trata-se de um momento simbólico. A procissão é muito bonita". 

REPERTÓRIO. “O repertório é sempre o maestro que escolhe, pelo menos na nossa banda. Temos ensaiados os temas desde outubro até agora. O reportório está definido, e dentro das músicas definidas o maestro pode adaptar e escolhe as obras indicadas para aquele momento, mediante o público".
 

(IN)SEGURANÇA. “O espetáculo entre a nossa banda e a de Carregosa normalmente era feito no lago e outra no Coreto... Mas pelos vistos, o coreto neste momento não dá. O espaço do coreto é pequeno, e as laterais instaladas não oferecem sergurança. No lago, qualquer deslizamento de uma cadeira pode ser perigoso, e os músicos podem dar um mergulho no lago.”

 

ORGULHO. “Apesar das limitações e ausências de estruturas tradicionais, a nossa motivação mantém-se intacta. Continua a ser um prazer fazer parte das festa apesar de só termos oportunidade de participar de três em três anos. É um orgulho fazer parte destes atos festivos, de estar na maior festa do concelho. Os músicos têm um enorm gosto em participar nas Festas de La Salette.”

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Idoso morre carbonizado em anexo da casa
1/12/2025